Menu Lateral
 
São Tiago, 21 de Julho de 2017 :: 49 visitantes online.

O são-tiaguense Tiago Adão Lara lança livro na Sede Social nesta quinta

Publicado em 16/02/2017 00:00:00


 

Escritor e professor, Tiago Adão Lara lança seu mais novo livro, “Quase Título – Educação”, na Sede Social Santiaguense nesta quinta-feira (09), às 19h

O livro de Lara reúne experiências acumuladas em palestras e aulas que ministrou durante 15 anos. “Sem uma unidade pensada”, o autor chama os cinco capítulos de fascículos, cada qual com uma provocação diferente.

O primeiro deles traz um questionamento: “Educar?”. Segundo o escritor, a pergunta quer responder “se é possível educar e o que significa educar. Pensando nos colegas professores, principalmente aqueles do ensino fundamental, que têm problemas e não sabem como resolver”, afirma.

O segundo, “Envolvidos e Envolvendo-se”, “mostra como a educação se dá ao longo da vida inteira, pelo processo cultural. Não é só, nem primeiramente, na sala de aula. Quando o menino vai para escola, ele já passou por um processo de educação pela família, por todas as afetações que o atingem”, explica Lara.   

Já o terceiro fascículo é intitulado “Foi assim, de repente”. “Ao longo dos últimos anos, nós mudamos os questionamentos, a maneira de pensar, de sentir, de olhar, de conceber as coisas, uma mudança de paradigmas. Saímos do mundo das coisas, para entrar na virtualização imaterial dos relacionamentos com as novas tecnologias”, enfatiza.

O quarto fascículo, “Saber, Sabor”, “traz uma abordagem que a gente aprende aquilo que interessa a gente. Aquilo que não interessa, não nos afeta. Aprender está ligado a apreender, se não apreender, não assimilamos. Mostro como a escola é o espaço/tempo onde a criança deveria ser desafiada a aprender a gostar de descobrir, de produzir”, reflete.

O último fascículo é “Intenções e tensões do conviver ético”. “Eu abordo que o fundamental mesmo é aprender a viver. E a vida é convivência, portanto aprender a viver é aprender a conviver”, arremata Lara.

Terra natal

Tiago Adão Lara nasceu em 1930. O pai, Joaquim Pinto Lara, foi o primeiro diretor do grupo escolar são-tiaguense. “Mas, em 1932, ele adquiriu tuberculose, pediu licença e foi para terra dele, Conceição da Barra de Minas. Para mim, São Tiago ficou como a terra do sonho, do imaginário”, lembra o professor.

O retorno do “filho pródigo” aconteceu quando Lara tinha dez anos. “Foi com essa idade que eu fui para minha primeira missa com o Monsenhor Francisco Eloi. Aquilo foi um sonho para mim, conhecer minha Terra Natal. O local do imaginário virou do real”, comemora.

Tiago Adão Lara começou a carreira na Faculdade Dom Bosco, atual UFSJ. Depois lecionou na PUC de BH. Concursado pela Universidade Federal de Uberlândia, aposentou-se na instituição do Triângulo mineiro.

Mas, depois da aposentaria, foi contratado como professor visitante da Federal de Juiz de Fora até 2010. Hoje, ele preenche o tempo com palestras e cursos nas Universidades Federais de Juiz de Fora e de São João del-Rei.

http://saotiago.mg.gov.br


Mais Notícias

(c) 2017 - Prefeitura Municipal de São Tiago
Endereço: Praça Ministro Gabriel Passo, nº 681 Cep: 36.350-000 - Cidade: São Tiago / MG
Tel.: (32) 3376-1022 - Email: prefeitura@saotiago.mg.gov.br

Versão: 2017.04.10
Alternar para Versão Mobile
Desenvolvido por: