Menu Lateral
 
São Tiago, 27 de Maio de 2017 :: 107 visitantes online.

Visite a Biblioteca Municipal e desvende histórias que povoam os livros

Publicado em 13/03/2017 00:00:00


 

Ao todo, a instituição pública tem mais de 15 mil títulos de variados gêneros. Mesmo com as novas tecnologias, livros não foram aposentados, apesar dos clássicos serem pouco visitados

A estudante Maria Cecília Sousa Almeida, de dez anos, cumpre um ritual. Todas as segundas-feiras tem de passar na Biblioteca Pública Municipal Joaquim Pinto Lara.

Ela devolve livros que pegou emprestados e leva mais três novos para casa. Isso tudo para se juntar aos personagens que habitam as páginas das narrativas.

“Eu troco o computador e o celular pelos livros. Isso não é problema para mim. Quando eu leio um livro, parece que eu faço parte da história”, afirma Maria Cecília.

Outra estudante, Roberta da Silva Reis, de 15 anos, também não abre mão da leitura em páginas de papel. A adolescente se perde em meio a tantos gêneros disponíveis.

“Gosto de romance, ficção, fantasia. Mas também leio os clássicos da literatura brasileira, apesar das minhas colegas preferirem apenas os lançamentos”, completa Roberta.

Segundo a auxiliar de biblioteca, Andréa Sousa, a Joaquim Pinto Lara tem um acervo de pelo menos 15 mil títulos, divididos em romance, crônica, poesia, teatro e áreas de saber especializadas.

Contemporâneos

Embora alguns jovens peguem autores que se tornaram clássicos da literatura, Andréa comenta que a nova safra de escritores é quase unanimidade entre os leitores mais novos.

“Entre os nomes preferidos desse tipo de público, estão Thalita Rebouças, Jojo Moyes, Paula Pimenta, Bruna Vieira. Machado de Assis, Graciliano Ramos, geralmente, só saem quando os professores pedem”, conta Andréa.

Os clássicos só não estão completamente abandonados por conta das aulas de literatura nas escolas, que ultrapassam as fronteiras de São Tiago.

“Fazemos uma espécie de intercâmbio com Ritápolis. Um aluno ou aluna de lá vem aqui uma vez por mês e pega autores mais antigos, que podem faltar na biblioteca ritapolitana”, comenta Andréa.

Apesar da leitura dos clássicos ser fundamental, os jovens preferem aqueles autores que estão na mídia e que, além dos livros, lançam toda uma expressão cultural relacionada às histórias.

Maria Cecília, a pequena que pega livros todas as segundas-feiras, é um exemplo disso. “Eu gosto muito da Paula Pimenta, mas meu livro predileto é ‘Fala Sério Irmão/ Fala Sério Irmã’, da Thalita Rebouças”, revela a estudante.

Tecnologia

Além do gosto, outro hábito que mudou é a pesquisa feita na Biblioteca. Andréa lamenta que, nesse quesito, a tecnologia leve vantagem, já que as máquinas entregam tudo pronto, o que pode atrapalhar a aprendizagem.

“Os estudantes sentam no computador e encontram no ‘Google’ tudo o que precisam. Apesar de muitos professores cobrarem a leitura em papel, é sempre importante reforçar a necessidade de trabalhos manuscritos e referenciados com bibliografia presente na Biblioteca”, completa Andréa.

A assistente de Biblioteca acredita que essa é uma forma de incentivar a leitura dos livros materiais, que com o tempo se torna um hábito e ajuda no desenvolvimento do saber da comunidade.

“E é muito simples. Qualquer pessoa pode abrir uma ficha aqui. Não paga nada, nem pela matrícula nem pelo empréstimo”, explica Andréa. Os livros podem ficar com a pessoa durante sete dias. Se houver a necessidade, elas ainda podem renovar.

O empréstimo também desenvolve o senso de responsabilidade. Além de ter que entregar o livro em boas condições, quem devolve fora da data, paga multa de R$0,50 por dia de atraso.

A Administração Municipal acredita que a leitura é um dos caminhos de fortalecer a educação, por isso convida as pessoas para uma visita ao mundo fantástico da Biblioteca Pública Municipal Joaquim Pinto Lara.  

http://saotiago.mg.gov.br


Mais Notícias

(c) 2017 - Prefeitura Municipal de São Tiago
Endereço: Praça Ministro Gabriel Passo, nº 681 Cep: 36.350-000 - Cidade: São Tiago / MG
Tel.: (32) 3376-1022 - Email: prefeitura@saotiago.mg.gov.br

Versão: 2017.04.10
Alternar para Versão Mobile
Desenvolvido por: