Menu Lateral
 
São Tiago, 27 de Maio de 2017 :: 77 visitantes online.

Administração Municipal costura parcerias para resolver desastre de fevereiro

Publicado em 15/03/2017 00:00:00


“Todos Por São Tiago”. É com esse slogan que o governo local tem movimentado sociedade e políticos para reabilitar área que desabou com deslizamento de terra. Ação é suprapartidária e quer o bem das pessoas atingidas

O prefeito Denilson Reis fez importantes contatos para agilizar os procedimentos de identificação das causas e recuperação da área central de São Tiago que foi atingida por deslizamento de terra no dia 25 de fevereiro.

Em viagem a Belo Horizonte nessa segunda (13) e terça-feira (14), o prefeito Denilson visitou gabinetes de deputados estaduais e federais. Os parlamentares se comprometeram em ajudar o município a enfrentar o problema com agilidade e eficiência.

Segundo o prefeito Denilson, em situações como a enfrentada por São Tiago, todos precisam se unir para defender os interesses da comunidade, que já acumula perdas imateriais que não podem ser reparadas.

“Os encontros com os deputados mostram que a política vai além das bandeiras partidárias. O que vivenciamos no município requer a união de todos, numa manifestação democrática abrangente que inclui vários líderes ligados à nossa comunidade”, enfatizou o prefeito Denilson.

Entre esses líderes que receberam o executivo municipal estão os deputados estaduais Antonio Carlos Arantes (PSDB), Cristiano Silveira (PT), Duarte Bechir (PSD) e Glaycon Franco (PV). O prefeito também visitou os deputados federais Domingos Sávio (PSDB) e Reginaldo Lopes (PT).

O prefeito foi acompanhado por alguns vereadores que faziam curso em Belo Horizonte. Entre eles, estava o presidente da Câmara, Vanderlei Cardoso (PSB), e os parlamentares Eduardo Martins (PSDB), João Bosco de Resende (PMDB), José Raimundo de Castro (PR), Maurício Heitor de Carvalho (PSDB) e Rand Vieira (PSB).

Decreto de Emergência

No dia 03 de março, o prefeito Denilson baixou um Decreto de Emergência que abrange as áreas do município atingidas pelo deslizamento de terra. Os efeitos do documento valem desde 25 de fevereiro, dia do desastre (clique aqui para ver o decreto na íntegra).

É por meio desse Decreto que o município busca “ações de resposta ao desastre, reabilitação do cenário e reconstrução”. No entanto, o documento precisa ser reconhecido pelos governos Estadual e Federal.

Na esfera mineira, toda a papelada está sendo analisada pela Defesa Civil do Estado. Não por acaso o prefeito Denilson visitou a instituição, durante sua passagem por Belo Horizonte, para verificar o andamento do processo.

Depois que as duas instâncias (Estadual e Federal) aprovarem a documentação, sem data definida, o município estará apto a receber recursos para realizar os projetos necessários para a reabilitação da área de desastre.

O deslizamento de terra destruiu duas casas e deixou outras 26 interditadas. O desastre, felizmente, não fez nenhuma vítima.

http://saotiago.mg.gov.br


Mais Notícias

(c) 2017 - Prefeitura Municipal de São Tiago
Endereço: Praça Ministro Gabriel Passo, nº 681 Cep: 36.350-000 - Cidade: São Tiago / MG
Tel.: (32) 3376-1022 - Email: prefeitura@saotiago.mg.gov.br

Versão: 2017.04.10
Alternar para Versão Mobile
Desenvolvido por: