Menu Lateral
 
São Tiago, 29 de Maio de 2017 :: 78 visitantes online.

Novo sistema de coleta de lixo começa em abril

Publicado em 17/03/2017 00:00:00


A medida ajuda a recuperar Unidade de Triagem e Compostagem, gera recursos e garante a proteção do meio ambiente. Mas moradores precisam seguir cronograma da semana para que descarte funcione corretamente

O sistema de coleta de lixo vai mudar em São Tiago a partir do dia 03 de abril. O objetivo é que os materiais sejam separados corretamente para serem melhor aproveitados na Unidade de Triagem e Compostagem de Resíduos Sólidos do Município (UTC).

Depois de organizar toda a Unidade, conforme noticiado no site da Prefeitura dia 14 de março, chegou a vez de pôr em ordem – e prática – o sistema de coleta. Atualmente, o material segue todo misturado para a UTC, o que compromete seu reaproveitamento.

Protagonistas dessa mudança, os moradores da cidade vão ter que separar os resíduos em casa conforme o novo cronograma de coleta. Se não houver a colaboração da comunidade, a UTC pode ter decretada a sua sentença de morte.

Com o novo sistema de coleta, as segundas, quartas e sextas-feiras serão dedicadas à coleta de rejeitos (fraldas, cotonetes, papel higiênico, absorvente, tecidos velhos etc.) e material orgânico (resto de alimentos, folhagem de jardim, pequenas podas etc.)

É importante que na segunda, quarta e sexta-feira, o rejeito seja separado do orgânico, em sacolinhas diferentes. É que quando se mistura papel higiênico com resto de comida, por exemplo, a matéria orgânica é contaminada e prejudica a compostagem, processo que gera adubo para jardinagem.

Já nas terças e quintas-feiras, é a vez dos recicláveis. Aqui, entram quatro grandes grupos de materiais. Metal, papel, plástico e vidro. Esse tipo de resíduo pode ser enviado junto, não há necessidade de separar os itens em sacolas diferentes, já que vão ser triados pelos servidores da UTC.

No entanto, os vidros merecem atenção especial. Para evitar acidentes com quem trabalha com a coleta e com a separação, os moradores devem enrolar os vidros em papel e escrever o nome do material. Outra dica é fazer um corte numa garrafa pet e armazenar dentro dela esses objetos cortantes.

A nova coleta não vai separar a cidade por setores. Todos os dias, o caminhão da prefeitura irá recolher os resíduos em toda área urbana.

Mudança de conceito e hábito

Até então, o nome lixo é utilizado para aquilo que é jogado fora. Mas o conceito é equivocado, já que, com exceção do rejeito que é aterrado em valas, tudo pode ser reaproveitado na UTC.

Isso gera recursos por meio de leilões e recebimento de imposto ecológico pelo governo do Estado. Além de ser uma atitude que garante a proteção do meio ambiente.

Não por acaso a mudança de hábito é muito importante para que todo o processo funcione. Pensando nisso, os coletores só vão recolher o material previsto para cada dia da semana.

Ou seja, se nas segundas, quartas e sextas-feiras, dias dos rejeitos e orgânicos, for colocado material reciclado, os coletores não vão recolher os recicláveis, eles ficarão na residência dos moradores.

O mesmo vale para terças e quintas-feiras, quando deverá ser apenas enviado metal, papel, plástico e vidro. Quem puser rejeito ou orgânico vai ficar com esses resíduos em casa, até que chegue o dia especificado para esses materiais.

É com a conscientização e colaboração dos moradores que a Administração Municipal vai conseguir recuperar a UTC. Estrutura que gera recursos para São Tiago e garante uma postura ecologicamente sustentável.

http://saotiago.mg.gov.br


Mais Notícias

(c) 2017 - Prefeitura Municipal de São Tiago
Endereço: Praça Ministro Gabriel Passo, nº 681 Cep: 36.350-000 - Cidade: São Tiago / MG
Tel.: (32) 3376-1022 - Email: prefeitura@saotiago.mg.gov.br

Versão: 2017.04.10
Alternar para Versão Mobile
Desenvolvido por: