Menu Lateral
 
São Tiago, 25 de Abril de 2017 :: 54 visitantes online.

Administração une forças com Escolas para implantar coleta seletiva

Publicado em 21/03/2017 00:00:00


Crianças e jovens são importantes agentes de mudança social. Eles podem transmitir – e ensinar – conteúdos que cuidam da preservação do planeta

Administração Municipal e diretoras da Rede de Ensino de São Tiago se reuniram na manhã desta terça (21). O bate-papo foi para esclarecer a mudança de coleta seletiva e o papel fundamental de escolas e alunos para implantar o novo sistema a partir de 03 abril (assista ao vídeo abaixo).

Segundo o secretário Municipal de Administração, Flúvio Salomão Martins, o desafio de recuperar a Unidade de Triagem e Compostagem (UTC) é “imenso” e não depende apenas do poder público, mas do envolvimento de toda a comunidade e instituições de ensino.

“A educação ambiental é de grande relevância. Isso porque são crianças e jovens os grandes responsáveis por incentivar a família e dar continuidade nas práticas sustentáveis que estamos retomando no município”, acentua o secretário.

As diretoras do Centro de Educação Infantil Recanto Feliz, Luzinete Bittencourt, e da Escola Estadual Henrique Pereira dos Santos, Fabiana Avelar Resende, fazem coro ao defender o protagonismo das crianças no novo sistema de coleta.

“Nós vivenciamos isso no dia a dia. Quando trabalhamos temas como proteção ambiental, por exemplo, percebemos que as crianças cobram uma mudança de postura dos próprios familiares. De fato, os alunos são vetores e agentes de transformações”, comentam.

Para a diretora da Escola Municipal Deputado José Aldo dos Santos, Elisangela Caputo de Castro, a aprendizagem vem quando teoria vira prática. “Esse é um importante passo para o município. Uma de nossas ideias é levar os alunos até a UTC para que eles possam conhecer, de fato, como o lixo é processado".

Ações simples

Coordenadora da UTC, Ivanice Campos também participou da reunião. Ela destacou a importância de semear entre os pequenos uma cultura que diminua o consumo.

“Este é o momento de trazer à tona a reflexão sobre o reaproveitamento, a reutilização de coisas que são descartadas, muita das vezes, sem necessidade”, frisou Ivanice.

Além de difundir a educação ambiental, a vice-diretora da Escola Estadual da Afonso Pena Júnior, Julia Nelma Andrade, diz que a instituição já pratica uma espécie de troca solidária com aquilo que não serve mais. “Nós enviamos os restos de alimento para um criador de porcos. No final do ano, ele nos dá um leitãozinho como recompensa”, conta.

A pareceria entre a Administração Municipal e as Escolas de São Tiago é um importante instrumento para alavancar a nova coleta de lixo na cidade. Mas além das instituições de ensino, toda a comunidade precisa estar engajada com a mudança de hábito.

http://saotiago.mg.gov.br


Mais Notícias

(c) 2017 - Prefeitura Municipal de São Tiago
Endereço: Praça Ministro Gabriel Passo, nº 681 Cep: 36.350-000 - Cidade: São Tiago / MG
Tel.: (32) 3376-1022 - Email: prefeitura@saotiago.mg.gov.br

Versão: 2017.04.10
Alternar para Versão Mobile
Desenvolvido por: