Menu Lateral
 
São Tiago, 21 de Julho de 2017 :: 99 visitantes online.

Estudantes participam de palestras e plantam árvores em nascentes no Dia da Água

Publicado em 22/03/2017 00:00:00


Com atividades práticas, Escolas transbordaram conhecimento e conscientização dos pequenos sobre a importância de defender o meio ambiente

A ONU instituiu 22 de março como Dia Mundial da Água. Para reforçar a data e ampliar a cultura do uso racional dos recursos naturais, as Escolas Municipal Deputado José Aldo dos Santos e Estadual Henrique Pereira Santiago tiveram atividades especiais para estudantes do quinto ano.

Os alunos das duas instituições se reuniram na Henrique Pereira para palestra com agentes da Copasa. Já na José Aldo, houve, também, palestra ministrada por profissionais da AMG Mineração.  

Além disso, os pequenos fizeram o plantio de 40 mudas nativas em duas nascentes da Fazenda Rio Sujo, a três quilômetros do trevo de São Tiago.

A assistente-administrativa da Regional de Lavras da Copasa, Sônia Ferreira, enfatiza que a preservação dos recursos naturais requer um saber prático aliado às teorias da sala de aula.

“Ao plantar uma muda, as crianças registram isso na memória e levam para o resto da vida. Essa é uma forma de contribuir para a formação de protetores das águas – e da natureza de uma forma geral”, acentua Sônia.

Atitude

Exemplo de protetor é o estudante da Henrique Pereira, Alan Ferreira (10). Ele nunca havia plantado uma árvore, mas já sabia direitinho o impacto de sua ação para o meio ambiente.

“Ao reflorestar a natureza, a gente ajuda a preservar as nascentes. Com isso, aumenta o fluxo de água que chega até os rios que abastecem a cidade”, explica o estudante.

Já a aluna da José Aldo, Marina Caputo Almeida (10), ficou impressionada com quantidade de água que existe no planeta Terra.

“O mundo é composto por 70% de água, mas apenas 3% é doce. Nós aprendemos que esse número é menor ainda para água potável, aquela que podemos beber. Por isso, é importante que as pessoas economizem”, ressalta Marina.

A estudante Miryan Lara Ribeiro (10), da Henrique Pereira, gostou da lição de Química. “Para bebermos água, ela passa por várias transformações como a mistura de cloro. Eu curti aprender a fórmula da água, que é H2O”, ensina a estudante.

Futuro

As diretoras das duas Escolas foram enfáticas ao ressaltar que as atividades do Dia Internacional da Água garantem uma formação ampla dos pequenos enquanto defensores do meio ambiente.

“Com esse trabalho, os meninos vão ter um maior conhecimento sobre o tratamento da água. Além disso, ao plantarem mudas, eles preservam as nascentes e conseguem aprender de forma prática os conteúdos trabalhados em aula. Esse é um saber que eles levam para vida toda”, completa a diretora da Henrique Pereira, Fabiana Avelar Resende.

A diretora da José Aldo, Elisangela Caputo de Castro, reitera a diversificação da aprendizagem com o conhecimento prático obtido nas atividades do Dia da Água.

“Esse saber é uma forma de ampliar a conscientização da importância de preservar todo o meio ambiente. As crianças podem visualizar as interferências positivas e negativas do homem na natureza. Com isso, eles conseguem adotar medidas de valorização da água e da vida”, conclui Elisangela.

A Administração Municipal acredita que ações como essas são aliadas importantes na formação dos jovens. Por isso, faz questão de parabenizar as Escolas, Empresas e estudantes com responsabilidade ambiental.

http://saotiago.mg.gov.br


Mais Notícias

(c) 2017 - Prefeitura Municipal de São Tiago
Endereço: Praça Ministro Gabriel Passo, nº 681 Cep: 36.350-000 - Cidade: São Tiago / MG
Tel.: (32) 3376-1022 - Email: prefeitura@saotiago.mg.gov.br

Versão: 2017.04.10
Alternar para Versão Mobile
Desenvolvido por: