Menu Lateral
 
São Tiago, 26 de Maio de 2017 :: 13 visitantes online.

Grupo antitabagismo conquista mais uma turma de ex-fumantes

Publicado em 31/03/2017 00:00:00


Caro, fedorento e dá Câncer. Bastaria isso para ninguém fumar. Mas, para aqueles que já caíram nesse cinzeiro , há como apagar o vício. Grupo multiprofissional da Secretaria de Saúde ajuda quem quer largar o cigarro 

“Eu fumei por 30 anos. Mas, em 2011, decidi que era hora de parar. Entrei no grupo de Abordagem e Tratamento do Fumante e recebi todo o apoio. É muito difícil, se não fosse o grupo, eu não teria conseguido”.

O depoimento é da enfermeira Ana Maria Viana – a Moninha. Ela enfrentou e nocauteou o vício que era alimentado por, pelo menos, dois maços de cigarros por dia. “E tinha que economizar para não abrir o terceiro”, completa.

A declaração da ex-fumante é um incentivo para 12 são-tiaguenses que encerraram mais um grupo antitabagista nessa quinta-feira (30). Todos os anos, a Administração Municipal, por meio da Secretaria de Saúde, cria cerca de quatro grupos que lutam contra o cigarro.

Segundo a enfermeira Referência Técnica em Tabagismo, Viviane Rodrigues, as turmas têm entre dez e 15 pessoas. A abordagem reúne uma equipe multiprofissional, com psicólogo, nutricionista, fisioterapeuta, fonoaudiólogo, educador físico, médico e enfermeiros.

Durante um mês, os participantes se encontram uma vez por semana. As reuniões servem para reforçar os malefícios do cigarro, ajudar a controlar a síndrome de abstinência e oferecer estratégias para ficar sem nicotina e mais de 4,7 mil substâncias tóxicas, conforme escrito nos maços.

“É importante destacar que a pessoa não será medicada só pelo fato de estar no grupo. Adesivos de nicotina e remédios devem ser prescritos pelo médico, que avalia a necessidade individualmente”, enfatiza Viviane.

Os interessados em participar dos grupos podem procurar os postos de saúde de São Tiago e Mercês de Água Limpa ou conversar com o agende de saúde. O primeiro passo é preencher um formulário.

“Nós classificamos os pacientes pelo grau de dependência, que vai de 0 a 10, sendo que 10 é o maior grau de dependência. Ao formar o grupo, selecionamos fumantes de diferentes níveis, para que um possa ajudar o outro com diferentes experiências”, conclui Viviane.

Se você fuma e quer parar, lembre que as próprias marcas de cigarro advertem, “não existem níveis seguros para o consumo destas substâncias”.

http://saotiago.mg.gov.br


Mais Notícias

(c) 2017 - Prefeitura Municipal de São Tiago
Endereço: Praça Ministro Gabriel Passo, nº 681 Cep: 36.350-000 - Cidade: São Tiago / MG
Tel.: (32) 3376-1022 - Email: prefeitura@saotiago.mg.gov.br

Versão: 2017.04.10
Alternar para Versão Mobile
Desenvolvido por: