Menu Lateral
 
São Tiago, 21 de Julho de 2017 :: 88 visitantes online.

População deve estar atenta para o aparecimento de macacos doentes ou mortos

Publicado em 04/04/2017 16:03:42


 

Como os seres humanos, primatas podem ser infectados pelo vírus da Febre Amarela. Em São Tiago, não há registro da doença, mas alteração no comportamento de macacos pode indicar presença do vírus

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS), por meio do Setor de Vigilância Epidemiológica e Ambiental, alerta a população para que fique atenta com o aparecimento de macacos doentes ou mortos. Esse pode ser um indício da presença do vírus da Febre Amarela.

Como os seres humanos, os macacos também podem ser infectados pelo vírus da doença, transmitida pelo mosquito Aedes albopictus. O inseto tem como habitat natural regiões silvestres, por isso a Febre Amarela é mais comum no campo.  

Caso algum morador encontre primatas debilitados e até mesmo mortos, a SMS deve ser notificada imediatamente pelo telefone (32) 3376-1014 ou na própria Secretaria (R. São José, 461-A, Centro).

Segundo o supervisor de Epidemiologia da SMS, Joel Amâncio, os macacos não são culpados pela Febre Amarela. Como os seres humanos, eles são vítimas do vírus transmitido pelos mosquitos. Por isso, não adianta perseguir esses animais.

“Os primatas fornecem indícios de uma possível existência do vírus. Mas, para que possamos realizar os exames, precisamos que a população nos avise sobre mortes de macacos o quanto antes, pois precisamos coletar animal para enviar para exames em laboratório”, comenta Amâncio.

Em São Tiago, não há registro da Febre Amarela. Mas foram notificados três casos suspeitos de primatas infectados pela doença, sem confirmação laboratorial.

Conforme o site Agência Brasil, a Secretaria de Saúde de Minas Gerais contabiliza, até dia 29 de março, 1.124 casos de notificações para febre amarela. Desse total, 398 já foram descartados e, 376, confirmados.

Ainda segundo o levantamento, 137 mortes em decorrência da doença foram confirmadas e 64 estão sendo investigadas em Minas Gerais. 

http://saotiago.mg.gov.br


Mais Notícias

(c) 2017 - Prefeitura Municipal de São Tiago
Endereço: Praça Ministro Gabriel Passo, nº 681 Cep: 36.350-000 - Cidade: São Tiago / MG
Tel.: (32) 3376-1022 - Email: prefeitura@saotiago.mg.gov.br

Versão: 2017.04.10
Alternar para Versão Mobile
Desenvolvido por: