Menu Lateral
 
São Tiago, 26 de Julho de 2017 :: 95 visitantes online.

Administração Municipal divulga orientações da Cemig para Copa do Mundo

Publicado em 20/05/2014 00:00:00


 

Nesta quinta-feira a Cemig enviou aos municípios orientações sobre os cuidados com a rede elétrica antes e durante a realização da Copa do Mundo. Veja abaixo o que você deve fazer para evitar acidentes.

“Os próximos dois meses serão marcados pela realização da Copa do Mundo 2014 no Brasil e, por isso, a Companhia Energética de Minas Gerais – Cemig alerta a população para os cuidados que devem ser adotados em relação à rede elétrica, antes e durante o campeonato. Os torcedores precisam ficar atentos, especialmente, na utilização dos fogos de artifício e de enfeites nas ruas e praças, que são comuns nesse tipo de evento.

  • Os enfeites de ruas e praças, como as típicas bandeirolas, faixas e outros adereços, devem ser feitos com materiais isolantes, biodegradáveis e que não sejam afixados próximos à rede elétrica. Devem ser tomados cuidados também com a utilização de bambus e varas metálicas, como hastes para a fixação das bandeiras. Esses suportes devem respeitar a distância mínima de 1,5 metro da rede.
  • A instalação de antenas de TV (tipo espinha de peixe) e também as parabólicas (por satélite) exigem cautela. A recomendação é que sejam respeitadas as distâncias mínimas de segurança em relação à rede elétrica, até porque as antenas necessitam de manutenções, que devem ser feitas de maneira segura, sem proximidade com os fios de energia.
  • De acordo com as normas de segurança da Cemig, postes e padrões de energia não devem ser utilizados para amarrar bandeirinhas, faixas e outros adereços, assim como deve ser evitada a fixação de enfeites próxima à rede elétrica. Também não é permitido usar as estruturas da rede de energia para esse fim.
  • A montagem de barraquinhas, camarotes, arquibancadas, palanques e palcos, além da utilização de veículos de som e trios elétricos devem observar a distância mínima de segurança (1,5 metro) em relação à rede elétrica.
  • A comercialização das serpentinas metálicas está proibida desde 2012, pela Lei Estadual 20.374. Em caso de descumprimento, o infrator ficará sujeito às penalidades previstas no Código de Defesa do Consumidor. A Cemig chama a atenção da população sobre os perigos da utilização de serpentina metálica e os riscos de acidente com a rede elétrica.
  • Antes de fazer qualquer ligação elétrica ou de instalar enfeites e alegorias, consultar a Cemig.
  • Não instalar nenhum enfeite próximo à rede elétrica.
  • Não fazer ligações clandestinas (gatos).
  • Com relação a estruturas para exibição de jogos em telões e apresentação de shows, para a montagem e desmontagem deve-se considerar a existência das redes elétricas aéreas e, em caso de escavação, as redes subterrâneas.
  • A fixação das coberturas deve ser bem feita para evitar o desprendimento e a possível projeção contra a rede elétrica.
  • Aparelho de som, refrigeração, churrasqueiras elétricas e outros aparelhos deste tipo não devem ser ligados próximo a duchas ou piscinas.
  • Evitar improvisos (gambiarras), pois eles aumentam o risco de acidentes com a rede elétrica.
  • Não tentar socorrer as vítimas se houver fio partido. Nesse caso, acionar imediatamente a Cemig e o Corpo de Bombeiros.

Em caso de acidentes com a rede elétrica, as solicitações de atendimento podem ser feitas pelo Fale com a Cemig, no telefone 116. A central de atendimento funciona 24 horas e a ligação é gratuita.”

Fonte: CEMIG

Michele Santana- Departamento de Comunicação. 

 

http://saotiago.mg.gov.br


Mais Notícias

(c) 2017 - Prefeitura Municipal de São Tiago
Endereço: Praça Ministro Gabriel Passo, nº 681 Cep: 36.350-000 - Cidade: São Tiago / MG
Tel.: (32) 3376-1022 - Email: prefeitura@saotiago.mg.gov.br

Versão: 2017.04.10
Alternar para Versão Mobile
Desenvolvido por: