Menu Lateral
 
São Tiago, 25 de Abril de 2017 :: 74 visitantes online.

Representantes de cidades da região visitam Usina de Triagem e Compostagem de Resíduos de São Tiago.

Publicado em 02/09/2014 00:00:00


A Usina de Triagem e Compostagem de Resíduos de São Tiago recebeu no último dia 29, a visita de representantes dos municípios que compõem o Consórcio Intermunicipal de Gestão e Desenvolvimento Ambiental Sustentável das Vertentes, o CIGEDAS. Essa participação teve como objetivo mostrar como tem sido feito o trabalho em São Tiago,  já que é um dos municípios que está com sua coleta seletiva de lixo mais estruturada e serve de modelo para outras cidades.

O CIGEDAS, que conta com a participação de 18 municípios da região do Campos das Vertentes, vem desde sua fundação, em 07 de agosto de 2013, auxiliando os consorciados a fazer com que o lixo tenha sua destinação correta. A visita técnica foi uma das ações idealizadas para mostrar como tem sido feito o trabalho de cada localidade, dando destaque às iniciativas que dão certo e ajudam a conservar e preservar o meio ambiente.

Segundo Kelly Cristina Braga Neri, Secretária Executiva do Consórcio, essa ideia surgiu em um seminário realizado em parceria com membros do Fórum Municipal Lixo e Cidadania de São João Del Rei. Além disso foi debatida a possibilidade de ser criado um fórum regional para discutir projetos e fortalecer ações junto aos municípios, principalmente para trabalhar a educação ambiental e incentivar a participação da população no cuidado com o lixo. “Esperamos que com essa iniciativa possamos ajudar os municípios e seus gestores ambientais a trilhar esse caminho de uma forma mais fácil e leve, e à medida em que faremos essas visitas, vamos conhecendo as diferentes realidades de cada um dos consorciados. Será uma troca de experiências que resultará em bons projetos ambientais”, afirma. 

Para Marcelo Coelho, Técnico em Controle Ambiental da Prefeitura Municipal de São Tiago, esse trabalho revela a importância de tudo que tem sido feito no município. “Enquanto muitos lugares ainda estão em fase de implantação, nós estamos numa etapa à frente, pois já estamos ampliando a coleta seletiva de lixo de São Tiago e isso serve como modelo para outros municípios. É muito satisfatório para nós ver que já evoluímos, mas sabemos que ainda temos um grande caminho a ser trilhado”, ressalta.

Durante a visita, todos os representantes conheceram as dependências da Usina, que hoje possui 17 servidores, que separam cerca de 5 toneladas de resíduos por dia. Todo material é separado, sendo o rejeito depositado em valas controladas, o orgânico transformado em adubo e o reciclável separado, prensado e armazenado para ser leiloado. 

Michele Santana - Departamento de Comunicação 

http://saotiago.mg.gov.br


Mais Notícias

(c) 2017 - Prefeitura Municipal de São Tiago
Endereço: Praça Ministro Gabriel Passo, nº 681 Cep: 36.350-000 - Cidade: São Tiago / MG
Tel.: (32) 3376-1022 - Email: prefeitura@saotiago.mg.gov.br

Versão: 2017.04.10
Alternar para Versão Mobile
Desenvolvido por: