Menu Lateral
 
São Tiago, 23 de Junho de 2017 :: 22 visitantes online.

Campanha de Mobilização contra a dengue recolhe 150 toneladas de lixo.

Publicado em 07/05/2013 00:00:00


 

Nos últimos dias 02 e 03 de maio as Secretarias Municipais de Obras, Urbanismo e Meio Ambiente e de Saúde promoveram, em parceria, uma super coleta de lixo como parte da campanha de combate à dengue. Os trabalhos começaram na quinta feira, dia 02, com coleta nos bairros Centro e Cerrado e na sexta-feira, dia 03, a coleta foi nos bairros Cruzeiro, Nações Unidas e Cidade Nova. Segundo a Secretária Municipal de Obras, Urbanismo e Meio Ambiente, Hellen Assis, foram recolhidas cerca de 150 toneladas de entulho e material de capina. “Os restos de construção e de capina foram depositados num aterro e os outros materiais encaminhados para a Usina de Triagem e Compostagem de lixo.”

Ainda de acordo com a Secretária, os pneus recolhidos serão encaminhados para o Ecoponto em São João Del Rei e que esse tipo de mobilização deverá ser feita mais vezes por ano, sendo uma forma efetiva de conscientizar a população. “Embora muitas pessoas não colocaram o lixo para fora nos dias da mobilização, o trabalho foi satisfatório e fizemos uma boa limpeza na cidade.”

Assim como Hellen, o Secretário Municipal de Saúde, Geraldo Tadeu de Oliveira afirma que a mobilização foi bem aceita pela população, mas a acomodação faz com as pessoas deixem a limpeza da cidade só por conta da prefeitura. “As pessoas esquecem que têm que fazer sua parte e toda a sociedade é quem sofre com os problemas causados pela dengue.”

De acordo com o Secretário, o combate ao mosquito da dengue vem sendo feito de forma mais acentuada desde o começo do período das chuvas, quando a incidência de focos é maior.  Mas a vigilância epidemiológica faz um trabalho o ano inteiro para localizar e exterminar focos de transmissor da doença. “Somente este ano foram detectados 36 focos do Aedes aegypti, sendo que o Centro da cidade está mais infestado, com 16. Agora, com o início do período de seca, as notificações diminuem, mas o trabalho tem que ser feito o ano todo.”

Ainda segundo o Secretário, o bairro Cerrado teve 11 focos, o Cruzeiro, 14, e Nações Unidas e Cidade Nova tiveram um em cada. Também foram confirmados 3 casos da doença na cidade e, mesmo sendo casos exportados (que não foram contraídos dentro do município), o risco da transmissão começar a acontecer em São Tiago é muito grande.  

 

Para ajudar também na Campanha, no último dia 24 de abril, foi realizada uma mobilização na Praça da Matriz, organizada pela Vigilância Sanitária e o projeto Visamibiliza, com a participação de alunos das escolas do município. “O trabalho com crianças é muito importante e são elas que nos ajudam a conscientizar a população. A mobilização tem que ser feita de forma permanente e já estamos planejando as ações que serão desenvolvidas quando recomeçar o período de chuvas. Entretanto a luta contra esse problema não pode parar”, afirma.

 

Michele Santana

Diretora do Departamento de Comunicação 

 

http://saotiago.mg.gov.br


Mais Notícias

(c) 2017 - Prefeitura Municipal de São Tiago
Endereço: Praça Ministro Gabriel Passo, nº 681 Cep: 36.350-000 - Cidade: São Tiago / MG
Tel.: (32) 3376-1022 - Email: prefeitura@saotiago.mg.gov.br

Versão: 2017.04.10
Alternar para Versão Mobile
Desenvolvido por: