Menu Lateral
 
São Tiago, 25 de Abril de 2017 :: 37 visitantes online.

Reforma do posto de saúde do Povoado da Carapuça trará mais conforto para a comunidade.

Publicado em 29/05/2013 00:00:00


 “Depois de 8 anos nosso pedido foi atendido”. Essa é a opinião de dona Carmelina da Silva Reis, 49 anos, moradora do povoado de São Pedro das Carapuças. A satisfação da dona de casa se deve pela reforma que o posto de saúde da comunidade acabou de receber. O lugar, que fica há aproximadamente 30 quilômetros de São Tiago estava sem atendimento médico em seu posto de saúde devido a problemas estruturais do prédio.

O lugar, no qual enfermeiros e médicos do PSF Grupo Integração vão a cada 15 dias para atender a comunidade, estava em condições deploráveis e exigia uma reforma há muito tempo, de acordo com Rita de Cássia Oliveira Viana, agente comunitária de saúde e moradora da comunidade.
Segundo Rita, antes da reforma o posto estava em situação totalmente precária e as más condições em que se encontrava forçaram os moradores a improvisar um consultório médico na antiga escola da comunidade. “O telhado estava se desfazendo e nos buracos entres as telhas entravam morcegos que infestavam o lugar e o sujavam mais ainda. O banheiro estava com defeito e nem água direito tinha. Não havia nenhuma condição de ter atendimento médico lá”, afirma.
A obra, que durou 45 dias para ficar pronta, precisou ser cintada para oferecer mais segurança, já que havia muitas rachaduras nas paredes. Também e segundo a Secretária de Obras, Urbanismo e Meio Ambiente, Hellen Assis, um novo banheiro precisou ser construído, assim como a instalação de lavatórios nos consultórios e troca dos tacos por piso de cerâmica. “Além disso, trocamos telhado e forro, que estavam caindo e vedamos possíveis entradas de morcegos.”
Com o posto reformado quem tem a ganhar é a comunidade, já que não só moradores da Carapuça são atendidos, mas também pessoas da região. Carmem Silva Lourdes Barros Ferreira, dona de casa de 36 anos, alega que agora ficará muito mais fácil para que o médico vá á comunidade e possa atender bem a todos. “A saúde é o melhor bem que temos e poder ser bem atendido é um privilégio. O posto realmente precisava ser reformado e agora teremos mais conforto nos cuidados de saúde.”
A entrega da reforma, no dia 28 de maio, contou com a presença do Prefeito Municipal, do Secretário Municipal de Saúde, da Secretária Municipal de Obras, Urbanismo e Meio Ambiente, de representantes do PSF Grupo Integração, vereadores, de pessoas da comunidade e do Padre Robson Rosa Cardoso, que proferiu a bênção sobre o prédio. O prefeito afirmou que essa ação marcará um novo tempo para a comunidade, possibilitando melhor atendimento e amparo médico para os moradores da região.  Para Rita, o novo posto de saúde trará mais chances de desenvolver outras atividades, como palestras e grupos de assistência, assim como, ânimo e confiança para quem mora na comunidade. 
 
Michele Santana - Departamento de Comunicação
 
    
 
       
 
 
 
       
 
 
 
        
 
 
 

http://saotiago.mg.gov.br


Mais Notícias

(c) 2017 - Prefeitura Municipal de São Tiago
Endereço: Praça Ministro Gabriel Passo, nº 681 Cep: 36.350-000 - Cidade: São Tiago / MG
Tel.: (32) 3376-1022 - Email: prefeitura@saotiago.mg.gov.br

Versão: 2017.04.10
Alternar para Versão Mobile
Desenvolvido por: