Menu Lateral
 
São Tiago, 25 de Abril de 2017 :: 16 visitantes online.

Etapa municipal da CONAE reúne cerca de 300 pessoas para discutir o futuro da educação no país e no município.

Publicado em 24/06/2013 00:00:00


Aconteceu nos últimos dias 17 e 18 de junho a etapa municipal da CONAE – Conferência Nacional de Educação. Cerca de 300 pessoas entre professores e representantes em geral da comunidade, se reuniram para discutir propostas de melhoria da educação.
Segundo a coordenadora do evento em São Tiago, a Secretária Municipal de Educação, Diana Simone da Mata Silveira, a conferência foi muito produtiva e os quatro delegados, representantes de quatro segmentos (gestores, professores, pais e alunos maiores de 16 anos) que foram escolhidos pelos participantes, serão responsáveis por levar adiante as propostas surgidas durante a Conferência. “Os gestores elaborarão um documento contento as propostas de São Tiago e os delegados, juntamente com 10 ouvintes, levarão a São João Del Rei, em 1º de julho para a etapa estadual e posteriormente, com a elaboração de um documento com as propostas estaduais, nos dirigiremos a Brasília em 2014”.
Dentre as sugestões apontadas estão a permanência das APAEs (a previsão é que o governo extinga essas instituições até 2018) e a valorização dos professores como profissionais que têm jornadas extensas de trabalho e poucos remuneração e reconhecimento.
A abertura do evento no dia 17, na Sede Social Santiaguense, contou com a participação de autoridades municipais e cerca de 180 pessoas. O professor e filósofo, Ailton Dias Melo, sob muitos risos e descontração, falou sobre a importância da abertura de espaço para o professor nas salas de aula. “O principal hoje para o professor é o espaço. Ele precisa ser ouvido e ter sua autonomia resgatada”.
O professor ainda ressaltou que é necessário que as escolas acompanhem as evoluções das crianças e que tenham formas de trabalhar que atendam essa demanda. “A tecnologia hoje faz parte da vida das crianças de forma tão precisa que se a escola não se adequar a isso, vai ser cada vez mais difícil educar”.
Em seguida uma apresentação teatral com alunos da APAE emocionou o público presente, falando sobre a igualdade dentro das escolas.
No dia 18, as atividades da CONAE aconteceram nas dependências do prédio da Pró-Infância Recanto Feliz, com a presença do sociólogo Clayton Pereira, que falou para cerca de 200 pessoas sobre como lidar com conflitos. O sociólogo ainda explicou como entender as diferenças dentro do ambiente escolar e da adequação que deve ser feita para que haja qualidade nas relações interpessoais. Falou também da importância dos limites e regras para uma convivência harmoniosa.
Além das palestras, que foram uma atração a mais que a Secretaria Municipal de Educação propôs para a CONAE, outro ponto importante foi a discussão de sete eixos estabelecidos pelo Fórum Nacional de Educação – FNE para deliberar as bases e diretrizes para o novo Plano Nacional de Educação, que são:
Eixo 01: O Plano Nacional de Educação e o Sistema Nacional de Educação: Organização e Regulação;
Eixo 02: Educação e Diversidade: Justiça Social, Inclusão e Direitos humanos;
Eixo 03: Educação, Trabalho e Desenvolvimento Sustentável: Cultura, Ciência, Tecnologia, Saúde e Meio Ambiente;
Eixo 04: Qualidade da Educação: Democratização do Acesso, Permanência, Avaliação, Condições de Participação e Aprendizagem;
Eixo 05: Gestão Democrática, Participação Popular e Controle Social;
Eixo 06: Valorização dos Profissionais da Educação: Formação, Remuneração, Carreira e Condições de Trabalho;
Eixo 07: Financiamento da Educação, Gestão Transparência e Controle Social dos Recursos.“Esse eixos foram divididos e entregues um para cada uma das escolas tanto da rede municipal como da rede estadual, que tiveram que estudá-los e apresentá-los de forma sintetizada durante o segundo dia da Conferência”, afirma Diana.Ainda de acordo com a Secretária, a intenção é ter pelo menos uma proposta dentro de cada eixo com o intuito de que todo esse movimento, em vista de uma educação melhor, possa render bons frutos. “Apesar de todo o esforço que vem sendo feito sabemos que ainda há muito por se fazer. Sempre há onde melhorar”, enfatiza.A etapa nacional da CONAE acontece entre os dias 17 e 21 de fevereiro de 2014 e tem por objetivo reunir de todo o país propostas para melhorias da educação que serão pactuadas através do PNE – Plano Nacional de Educação. 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Michele Santana - Departamento de Comunicação 

http://saotiago.mg.gov.br


Mais Notícias

(c) 2017 - Prefeitura Municipal de São Tiago
Endereço: Praça Ministro Gabriel Passo, nº 681 Cep: 36.350-000 - Cidade: São Tiago / MG
Tel.: (32) 3376-1022 - Email: prefeitura@saotiago.mg.gov.br

Versão: 2017.04.10
Alternar para Versão Mobile
Desenvolvido por: