Menu Lateral
 
São Tiago, 29 de Maio de 2017 :: 11 visitantes online.

Campanha de combate ao câncer de colo do útero e de próstata atende cerca de 150 pessoas em São Tiago.

Publicado em 25/06/2013 00:00:00


Exames que ajudam no diagnóstico de câncer de colo do útero e de próstata foram realizados em São Tiago no último dia 21 de junho. A Fundação Cristiano Varella, da cidade de Muriaé, foi que prestou o atendimento para a comunidade, através de um projeto que oferece de forma gratuita exames de prevenção da doença. 
De acordo com a administradora do projeto Talita Bianquini, a ideia de fazer o atendimento itinerante de exames preventivos do câncer surgiu da grande demanda que o hospital da fundação viu para atendimentos de pacientes com a doença. “Desde 2005 a Fundação vem fazendo esse trabalho de prevenção em todas as cidades do estado. Além dos exames gratuitos contamos com palestras de médicos especialistas para orientar a população sobre os riscos do câncer.”
Ainda segundo a administradora do projeto só em 2013 já foram visitadas cerca de 100 cidades, com 25 mil exames realizados. Para o ano de 2014 a fundação adquirirá uma carreta que além dos já oferecidos, fará também exames de mamografia.
“As pessoas de todas as cidades nos recebem muito bem e ficamos muito satisfeitos com isso. Nosso hospital é o único no estado que realiza esse trabalho e mesmo sendo filantrópico, 95% dos nossos atendimentos são para SUS.”, enfatiza Talita.
Atendimentos esses que beneficiam pessoas como o senhor Joaquim Lázaro, de 64 que, acompanhado pela esposa Madaliene de Fátima, 59, foi fazer exame de rotina. “Eu marquei para o meu marido e faço questão que ele faça os exames preventivos todos os anos.” Segundo a aposentada essa é uma ótima oportunidade para que as pessoas da comunidade não descuidem da saúde.
Também a professora Maria Lígia da Silva, 52 anos, esteve presente para fazer seu exame. “A saúde é o ouro e a prata na vida da gente. Temos que cuidar sim e muito bem!”.  

Segundo o Secretário Municipal de Saúde, Geraldo Tadeu de Oliveira, a iniciativa de trazer esse trabalho para a região foi do presidente do COSEMS – Conselho dos Secretários Municipais de Saúde Regional, Marcelo Hannas Guimarães, Secretário Municipal de Saúde da cidade de Ritápolis. Nesta campanha foram realizados 90 exames de PSA (antígeno prostático específico) e 60 papanicolau (exame preventivo). 

Veja as fotos aqui. 

 

 

 

Michele Santana - Departamento de Comunicação 

http://saotiago.mg.gov.br


Mais Notícias

(c) 2017 - Prefeitura Municipal de São Tiago
Endereço: Praça Ministro Gabriel Passo, nº 681 Cep: 36.350-000 - Cidade: São Tiago / MG
Tel.: (32) 3376-1022 - Email: prefeitura@saotiago.mg.gov.br

Versão: 2017.04.10
Alternar para Versão Mobile
Desenvolvido por: