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Escola Municipal Deputado José Aldo dos Santos alcança nota 7.3 no IDEB de 2013.

Publicado em 09/10/2014 00:00:00


Orgulho. Esse é o sentimento que brota em cada palavra ouvida dos profissionais que trabalham na Escola Municipal “Deputado José Aldo dos Santos”. Isso se dá porque recentemente foi divulgado o IDEB – Índice de Desenvolvimento da Educação Básica – e a escola conseguiu nada menos que a nota 7.3, superando a meta de 6.0 estabelecida para o Brasil para o ano de 2022.

Segundo o INEP – Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira – esse resultado, calculado através de exames padronizados do Ministério da Educação, como a Prova Brasil e o SAEB – Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica –, funciona como um indicador nacional, que possibilita o monitoramento da qualidade da Educação do país.

O IDEB surgiu em 2005 e a cada dois anos as provas que ajudam a calcular esse índice são aplicadas a alunos das etapas finais do ensino:  5º e 9º  anos do fundamental e 3º ano do médio. Com a divulgação dos resultados, as escolas têm a chance de avaliar como estão seus processos de ensino-aprendizagem e assim, se mobilizarem para aprimorar e qualificar ainda mais a educação oferecida.

Na Escola Municipal “Deputado José Aldo dos Santos” o trabalho desenvolvido nesse processo é um contínuo que se inicia desde a entrada do aluno no primeiro ano. “Se não for feito um bom trabalho nos anos iniciais, na hora em que o aluno chega ao 5º ano, o resultado não será esse”, afirma a diretora da escola, Maria da Conceição Reis Silva.

A diretora ainda conta que desde a sua inauguração, em 1996, a escola segue uma linha de trabalho, através de uma proposta pedagógica bem estruturada,  que prima pela qualidade e busca objetivos concretos para uma educação cada vez melhor. O trabalho realizado em todos os anos é o que possibilita à escola chegar ao nível em que se encontra. “Mesmo com as dificuldades estamos orgulhosos desse resultado, que é mérito de toda a escola. Sabemos que em nosso país a educação ainda não possui o valor que deveria ter, mas uma das coisas que nos mantém é ver que nossos alunos estão se saindo muito bem”, finaliza.  

Além disso, como enfatiza a Vice-diretora Maria Epifânia G. Leão, a base para esse trabalho dar certo está  na união da equipe que integra a escola. “A gente se orgulha quando vê um resultado como esse porque nossa equipe veste a camisa e dá o seu melhor”.

A prova da qual resulta o IDEB, avalia os alunos principalmente nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática, mas segundo a professora Nádia Simara de Sousa, o processo depende da parceira dos professores das outras disciplinas também. “Trabalhamos em conjunto, todos os professores, de todas as disciplinas e todos os anos, porque não é um resultado que vem da noite para o dia, uma vez que começamos todo esse processo na alfabetização. É um trabalho a longo prazo.”

Ainda de acordo com a professora, a avaliação é embasada em descritores estabelecidos pelo INEP, que são os principais tópicos a serem cobrados em cada disciplina. No início do 5º ano, etapa em que é aplicada a avaliação, são selecionadas atividades de acordo com esses descritores, mas Nádia  ressalta que não há como saber qual deles será cobrado, sendo necessário trabalhar todos os tópicos com os alunos, preparando-os por completo. “Mesmo sem um cronograma do que será cobrado, trabalhamos todas as capacidades com nossos alunos para que estejam preparados. Isso é bom porque o objetivo da escola não é somente preparar para a prova, que é um complemento, mas é o aprendizado”, destaca.

Outro ponto importante a ser destacado para a obtenção desse excelente resultado, é a organização do Plano de Intervenção Pedagógica – PIP, que, segundo a supervisora pedagógica Elisângela Caputo, já era desenvolvido na escola antes mesmo de ser oficializado em 2013.  “Através desse plano, que a escola já desenvolve há anos, podemos monitorar o aprendizado  das crianças, fazer as intervenções no momento correto, oferecer aulas de reforço e assim conseguir uma educação de qualidade.”

Elisângela ainda lembra que alcançar um objetivo como esse é muito difícil, pois é um relação humana que o determina. “Nós estamos lidando com crianças que vêm de várias condições sociais, fisiológicas, psicológicas. O meio no qual os alunos estão inseridos influencia no nosso trabalho e, acima de tudo, precisamos respeitar as crianças porque nossa tarefa é fazer com que elas aprendam.”

A Secretária Municipal de Educação, Diana S. da Mata Silveira, reforça que todas as atividades realizadas com o aluno, dentro e fora da sala de aula contribuem para esse resultado. A jornada de trabalho de 40 horas dos professores, estabelecida pela Lei Municipal nº. 2.237, de 20 de janeiro de 2010, determina que 26 horas devem ser destinadas para o desempenho de atividades de interação com os educandos, bem como reforço escolar. Já as 14 horas restantes, são destinadas para atividades como planejamento, formação continuada, preparação e avaliação do trabalho pedagógico. “Hoje estamos numa organização que o aluno volta dois dias por semana à escola para um reforço escolar. Isso possibilita um investimento maior, porque ele recebe auxílio nos conteúdos que apresenta dificuldade. Acredito que essa seja a grande magia de estarmos com um índice muito bom de aproveitamento escolar.”

Diana ainda ressalta que esse resultado é fruto de um trabalho democrático, realizado por todos os profissionais, que recebem, num ritmo muito acelerado, capacitações e cursos de aperfeiçoamento, garantindo assim melhor desempenho em sala de aula, e consequentemente, no aprendizado do educando. “Estamos colhendo os frutos de um trabalho democrático. É esse caminhar que pretendemos seguir, adequando as situações para que de fato o professor faça o que faz de melhor: educar e preparar o aluno para o futuro”.   

 

Michele Santana - Departamento de Comunicação 

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