Menu Lateral
 
São Tiago, 25 de Abril de 2017 :: 98 visitantes online.

Mais uma vitória para a robótica de São Tiago

Publicado em 06/08/2013 00:00:00


 A equipe de robótica da Escola Estadual Afonso Pena Júnior ganhou no último final de semana mais uma competição. A etapa mineira da Olimpíada Brasileira de Robótica que aconteceu em Uberlândia / MG no último dia 03 de agosto teve em seu pódio todas as 5 equipes de São Tiago.   

Formada hoje por 19 alunos entre 12 e 17 anos, a equipe “Café com Byte”, homenagem ao Café com Biscoito de São Tiago, que tem se dedicado ao máximo à construção de robôs, começou sua história por “acaso”.

 “Tudo começou quando a Olimpíada Brasileira de Astronomia nos enviou um cartaz da OBR (Olimpíada Brasileira de Robótica). Preguei o cartaz no pátio e alguns alunos manifestaram interesse”, conta o professor de física Ronaldo Castro, que, para incentivar, comprou com seu próprio dinheiro o primeiro equipamento para que os alunos participassem da competição.  

A equipe, que conseguiu medalha de ouro, usou a vitória como trampolim e não parou mais. Hoje os robôs já renderam várias medalhas de ouro, prata e bronze, e a participação em competições importantes como a LARC (Competição Latino Americana de Robótica) de 2012 que aconteceu em Fortaleza, rendendo ouro, e a RoboCup, Mundial da categoria que aconteceu no México, também em 2012, rendendo os prêmios de “Best Programming” (melhor programação)  e melhor super time. 

Para o professor, ver o patamar ao qual chegou a equipe é motivo de orgulho e de incentivo para toda a escola. “No começo tínhamos apenas 4 alunos. Hoje precisamos fazer processo seletivo para selecionar os que vão para a equipe porque toda a escola quer participar”.

Contando com a ajuda da professora de matemática Alda de Paiva, que assim como Ronaldo acompanha a equipe, e dos demais professores, os alunos têm mostrado muita paixão pela robótica e se dedicam seriamente aos trabalhos.  Segundo o professor o espaço da escola fica a disposição dos alunos para a construção e teste dos robôs diariamente. “Às vezes eu preciso mandá-los pra casa!”, ressalta.

E o reconhecimento é tamanho que, de acordo com Ronaldo escolas de cidades da região e até autoridades de outros Estados, como a Secretária de Estado de Educação do Sergipe, têm manifestado interesse no trabalho da robótica de São Tiago.

Entretanto, conseguir recursos para que a equipe participe dos eventos não é tarefa fácil. O professor conta que a maior parte dos patrocínios vem do comércio local e órgãos públicos.

“Passamos por dificuldades para conseguir recursos. Sempre recebemos convite para participar de eventos de robótica, mas nem sempre podemos por falta de equipamento ou recurso. Mas isso não é motivo de desânimo. Os meninos fazem bem seu trabalho e isso já é uma grande vitória.”  

No Mundial do México no ano passado, o professor conta que ficou surpreso ao ser questionado como uma escola pública estadual conseguia estar em competições daquele nível.  Ronaldo, orgulhoso afirma que ouvir aquilo ofereceu uma satisfação que não tem preço. “Eu como professor somente ensino aos meus alunos a aplicação da física nos robôs. O desenvolvimento do programa e toda a parte de funcionamento das máquinas fica por conta deles. O mérito pelas conquistas é todo deles.”

 Quadro de medalhas:

Competição

Medalha / Premiação

 Etapa Mineira de 2010 da OBR

 Ouro na categoria resgate A (Ensino Médio).

 

 

Etapa Mineira de 2011 da OBR

Ouro na categoria resgate A (Ensino Fundamental);

Bronze na categoria resgate A (Ensino Médio).

 

  Competição Brasileira de Robótica de 2011

Prata na categoria Dança (Ensino Fundamental);

Prata na categoria resgate B (Ensino Médio);

Prata na categoria soccer A (Ensino Médio);

Bronze na categoria dança (Ensino Médio).

 RoboCup 2012 - Mundial da categoria que aconteceu no México

 Prêmio Best Programming;

 Melhor Super Team. 

 

Torneio Juvenil de Robótica de 2012 - USP:

 

Ouro – 7 medalhas;

Prata – 1 medalha;

Bronze – 1 medalha. 

 Etapa Mineira de 2012 da OBR:

 

Bronze na categoria resgate A (Ensino Fundamental 

LARC (Competição Latina Americana de Robótica) de 2012  - Fortaleza

Ouro na categoria soccer A (Ensino Fundamental);

Bronze na categoria soccer B (Ensino Médio). 

 

Etapa Mineira de 2013 da OBR

Ouro – 3 medalhas

Prata – 2 medalhas

Bronze – 1 medalha

 

Michele Santana - Departamento de Comunicação

http://saotiago.mg.gov.br


Mais Notícias

(c) 2017 - Prefeitura Municipal de São Tiago
Endereço: Praça Ministro Gabriel Passo, nº 681 Cep: 36.350-000 - Cidade: São Tiago / MG
Tel.: (32) 3376-1022 - Email: prefeitura@saotiago.mg.gov.br

Versão: 2017.04.10
Alternar para Versão Mobile
Desenvolvido por: