Menu Lateral
 
São Tiago, 22 de Maio de 2017 :: 57 visitantes online.

Informe a comunidade de São Tiago sobre o Programa Mais Educação.

Publicado em 15/08/2013 00:00:00


A Secretaria Municipal de Educação vem prestar os seguintes esclarecimentos sobre o Programa Mais Educação do Governo Federal:

  •  Este programa é ampliação dos tempos e espaços escolares. Sendo uma política de educação integral que visa dar mais oportunidade educativa aos alunos, proporcionando-lhes mais educação, resultado mais conhecimento;
  •  É pertinente somente ao ensino fundamental, onde as turmas são trabalhadas em oficinas, em contra turno;
  •  As oficinas serão desenvolvidas por estudantes universitários e/ou pessoas da comunidade com habilidades apropriadas, os quais não possuem vínculo empregatício. Cabe à Secretaria de Educação a responsabilidade e autonomia em atestar a este profissional sua aptidão para a oficina a ser trabalhada, não sendo exigido necessariamente deste profissional, uma qualificação acadêmica para ser oficineiro.

Para entender melhor, o MEC explica que: “O Programa Mais Educação foi criado pela Portaria Interministerial nº 17/2007 e aumenta a oferta educativa nas escolas públicas por meio de atividades optativas que foram agrupadas em macrocampos como acompanhamento pedagógico, meio ambiente, esporte e lazer, direitos humanos, cultura e artes, cultura digital, prevenção e promoção da saúde, educomunicação, educação científica e educação econômica. Sua operacionalização é feita por meio do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE), do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), ou seja, o dinheiro vem direto para o CNPJ da escola.

O programa visa fomentar atividades para melhorar o ambiente escolar, tendo como base estudos desenvolvidos pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), utilizando os resultados da Prova Brasil de 2005. Nesses estudos destacou-se o uso do “Índice de Efeito Escola – IEE”, indicador do impacto que a escola pode ter na vida e no aprendizado do estudante, cruzando-se informações socioeconômicas do município no qual a escola está localizada.

Para o desenvolvimento de cada atividade, o governo federal repassa recursos para ressarcimento de monitores, materiais de consumo e de apoio segundo as atividades. As escolas beneficiárias também recebem conjuntos de instrumentos musicais e rádio escolar, dentre outros, e referência de valores para equipamentos e materiais que podem ser adquiridos pela própria escola com os recursos repassados.” – Fonte MEC.

Cabe lembrar que a Secretaria Municipal de Educação tem no seu quadro de profissionais 99% deles com graduação e especialização em Pedagogia e Educação Infantil, sendo lotados de acordo com sua formação acadêmica nas escolas da rede municipal. 

Departamento de Comunicação - Secretaria Municipal de Educação 

http://saotiago.mg.gov.br


Mais Notícias

(c) 2017 - Prefeitura Municipal de São Tiago
Endereço: Praça Ministro Gabriel Passo, nº 681 Cep: 36.350-000 - Cidade: São Tiago / MG
Tel.: (32) 3376-1022 - Email: prefeitura@saotiago.mg.gov.br

Versão: 2017.04.10
Alternar para Versão Mobile
Desenvolvido por: