Menu Lateral
 
São Tiago, 25 de Abril de 2017 :: 75 visitantes online.

Poesia floresce nos cantos da Escola Municipal Deputado José Aldo dos Santos

Publicado em 19/08/2013 00:00:00


“Quem me compra um jardim com flores?
Borboletas de muitas cores,
lavadeiras e passarinhos,
ovos verdes e azuis nos ninhos?”

(Cecília Meirelles) 

Quem nunca ouviu esse verso? Cecília Meirelles, grande poetisa brasileira foi uma dos homenageados pelos alunos da Escola Municipal Deputado José Aldo dos Santos, na última sexta-feira, no 1º Sarau de Poesias. Crianças com idade entre 6 e 10 anos apresentaram, coordenados pelos professores, poesias e poemas de vários autores como Vinicius de Morais, Roseana Murray, Olavo Bilac, Elias José e Henriqueta Lisboa.

Mas o maior destaque do evento foi a participação e homenagem aos autores são-tiaguenses Ermínia Caputo, Nilza Morais, Maria Ilza Mendes, Elisa Vieira e Altair Caputo, que ouviram e viram suas poesias sendo declamadas e encenadas pelos alunos.

“Essa é uma ótima iniciativa porque a teoria só pode ser compreendida quando se vive a prática. E não há prática melhor do que a feita na escola” ressalta Maria Ilza. Ela ainda diz que é com trabalhos como este que os pequenos passam a sentir realmente que escrever é “viajar num lugar muito longe usando apenas a imaginação”.

 E além de conhecerem e declamarem versos muito conhecidos, as crianças também puderam criar suas próprias composições. A ideia foi tão bem recebida que serviu também como forma de alunos de uma das turmas do 4º ano usarem a criatividade e, sutilmente, “protestaram” em forma de poesia para que as professoras parem de aplicar provas.

“Porque não usar a poesia para reivindicar? A ideia foi muito boa e partiu deles porque sentiram que no momento em que o país está passando por vários protestos, poderiam usar aquele espaço para exporem o que pensam”, ressalta a professora Maria Luiza Vivas.

E as crianças gostaram da ideia que querem que o sarau aconteça de novo. “É muito bom fazer poesia” diz Amanda Sousa Alvim, de 9 anos. 

O projeto Poesia na Escola foi criado pelo corpo docente da própria instituição como alternativa à atividade da “culminância”, que acontecia sempre no final de cada bimestre com apresentação variadas dos alunos. “Para inovar criamos esse projeto e desde o começo de 2013 estamos engajados na preparação deste Sarau. A ideia foi de oferecer aos alunos uma oportunidade diferente daquela que estavam acostumados e fazê-los se envolver mais com a poesia” explica a diretora da escola, Maria da Conceição Reis Silva.

“O trabalho não chegou ao final. Para encerrarmos o projeto Poesia da Escola com a ajuda de patrocinadores editaremos o livro com as poesias das crianças e faremos uma noite de autógrafos” conta a coordenadora pedagógica, Elisângela Caputo de Castro.

Além desse projeto, existem mais dois: o “Família na Escola” e o de valorização dos idosos, com a participação dos avós, que serão implantados ainda em 2013 segundo a direção. 

Veja as fotos aqui. 

Michele Santana - Departamento de Comunicação 

http://saotiago.mg.gov.br


Mais Notícias

(c) 2017 - Prefeitura Municipal de São Tiago
Endereço: Praça Ministro Gabriel Passo, nº 681 Cep: 36.350-000 - Cidade: São Tiago / MG
Tel.: (32) 3376-1022 - Email: prefeitura@saotiago.mg.gov.br

Versão: 2017.04.10
Alternar para Versão Mobile
Desenvolvido por: