Menu Lateral
 
São Tiago, 25 de Abril de 2017 :: 28 visitantes online.

VII Semana do Idoso de São Tiago

Publicado em 10/10/2013 00:00:00


 “Viver é um risco. Envelhecer é um privilégio”. Este foi o tema da VII Semana do Idoso, realizada entre os dias 30 de setembro e 04 de outubro em São Tiago.  

O evento contou com palestras, atividades físicas, campeonato de truco, encontro com grupos de idosos da região, viagens e muita música. Comemorada desde 2006, a Semana do Idoso é uma forma criada para oferecer aos idosos da cidade, principalmente aos que frequentam o Grupo Feliz Idade, um momento diferente daquele que estão acostumados.

“É uma forma de homenagear e dar destaque aos nossos idosos” enfatiza Viviane Rodrigues, enfermeira, coordenadora do Grupo e uma das organizadoras da Semana. Ela ainda ressalta que esse trabalho serve para valorizar e dar ênfase ao dia do idoso, para que a sociedade de forma geral saiba dessa data e para que os idosos possam e devam se divertir, saindo da rotina caseira que toma conta de muito deles, como é o caso de Dona Tereza Alves, de 80 anos. A idosa, que mora sozinha, afirma que o Grupo da Feliz Idade é “o único lugar para se divertir e distrair”.  E ainda diz que gostou demais da Semana do Idoso. “Foi muito divertido. Fomos até ao cinema!”

E assim como o cinema, cada ano a organização incrementa mais a Semana do Idoso. Dessa vez houve também votação para eleger a Miss e o Mister Simpatia da Feliz Idade! E o que não falta é gente simpática e alto astral no grupo da Terceira Idade de São Tiago. É caso do senhor Antonio Ribeiro Jackson, de 85 anos. Ele, que frequenta o grupo há 8 anos, não poupa palavras para elogiar o evento. “Foi ótima a Semana do Idoso. Como sempre, ela foi muito proveitosa e nos divertimos muito!”. 

Assim como “Seu” Jackson, dona Maria José Silva Reis, de 69 anos, também gostou do que foi oferecido durante a semana. “O grupo da Terceira Idade é o lugar onde me distraio, encontro amigos, converso e não fico sozinha. Gosto demais de participar e a Semana do Idoso foi mais uma vez muito boa.”

De acordo com a Assistente Social, Ana Cristina Mendes, esse trabalho, que passou a contar com os profissionais do CRAS – Centro de Referência da Assistência Social a partir de 2011, tem um significado importante para os idosos de São Tiago. Segundo ela o grupo é um serviço de convivência que visa melhorar e oferecer atividades diferenciadas que contribuem para um envelhecimento saudável, desenvolvimento de autonomia, sociabilidades, fortalecimentos de vínculos familiares, convívio comunitário e prevenção de situações de risco social. “A Semana do Idoso é o ápice das atividades para os idosos, oferecendo a eles a possibilidade de saírem da rotina, em momentos de descontração, aprendizagem e interação social”, ressalta.  

E Ana Cristina também acrescenta que a Semana do Idoso acontece todos anos, mas o Grupo Feliz Idade tem reuniões semanais, todas as terças-feiras, a partir de 14 horas do prédio da Apae e é aberta a toda a população idosa do município.  

 

Michele Santana - Departamento de Comunicação 

http://saotiago.mg.gov.br


Mais Notícias

(c) 2017 - Prefeitura Municipal de São Tiago
Endereço: Praça Ministro Gabriel Passo, nº 681 Cep: 36.350-000 - Cidade: São Tiago / MG
Tel.: (32) 3376-1022 - Email: prefeitura@saotiago.mg.gov.br

Versão: 2017.04.10
Alternar para Versão Mobile
Desenvolvido por: