Menu Lateral
 
São Tiago, 25 de Abril de 2017 :: 89 visitantes online.

Elaboração do Plano Municipal de Saneamento Básico

Publicado em 04/11/2013 00:00:00


Editor de texto rico, editor1

O professor de Geociências da Universidade Federal de São João Del Rei, Múcio do Amaral Figueiredo, esteve em São Tiago na última sexta-feira, dia 01 de novembro, para dar início às etapas de elaboração do Plano Municipal de Saneamento Básico.

Este trabalho, feito em parceria entre o CIGEDAS – Consórcio Intermunicipal de Gestão e Desenvolvimento Ambiental Sustentável das Vertentes e a UFSJ, será fundamental para que cada município, em suas especificidades, tenha seu Plano de Saneamento e mais ainda, consiga recursos para executar obras de melhorias para um dos problemas que afeta a todas as cidades, indiscriminadamente.

Como a primeira etapa do plano é conhecer a realidade de cada município, a participação popular está sendo usada através de audiências públicas, para descrever quais são os principais problemas de cada bairro, de cada comunidade.

Além disso, a Universidade criou um questionário eletrônico para que mais pessoas possam reivindicar ações para resolver problemas relacionados à água, esgoto, lixo e drenagem de águas das chuvas.  

De acordo com o professor, a responsabilidade da UFSJ será de fazer um diagnóstico da atual situação dos municípios com relação ao saneamento básico. “Conhecer as condições será o primeiro passo. Depois disso a equipe se debruçará sobre esses fatores e criará o plano para atender às demandas de cada município”, ressalta Figueiredo, que ainda revela que o plano contará também com a análise de aspectos como regime climático, padrão de relevo e de vegetação e outros fatores físicos que o farão ter suas peculiaridades.  

O professor ainda conta que elaboração do plano será efetuada para todos os municípios da região, mas aqueles que já tiverem algum avanço nessa área poderão tê-lo construído de forma mais rápida, possibilitando também maior rapidez na busca de recursos junto ao Governo Federal. E São Tiago está bem à frente de alguns municípios, alega. “Pelo fato da cidade já ter água e esgoto tratados e coleta de lixo, ficará mais fácil elaborar o plano do município”.

No entanto, o trabalho será intenso e contra o tempo já que a UFSJ terá até 31 de dezembro de 2013 para concluir todo o diagnóstico. Porém, uma equipe formada por 9 professores, 2 técnicos e 20 alunos de vários departamentos da UFSJ, está se empenhando para que tudo fique pronto no tempo determinado.

Depois que todo esse trabalho for concluído, o diagnóstico será encaminhado para as Câmaras Municipais, transformado em lei e será encaminhado ao Governo Federal para captação de recursos. “Esse plano é uma exigência legal para que o governo tenha em suas mãos um espelho da realidade de cada município e possa destinar os recursos corretos para cada um”, conta a Secretaria Municipal de Obras, Urbanismo e Meio Ambiente, Hellen Assis.

Hellen ainda relata que este trabalho será essencial para melhorar as condições de saneamento de São Tiago, mesmo que o município já tenha serviços estruturados de água, esgoto e coleta de lixo. Também ressalta que as audiências públicas estão acontecendo e já foram realizadas nas comunidades da Içara, Carapuça, Germinal e Cajengá e no Distrito de Mercês de Água Limpa. As próximas acontecerão em São Tiago, nas quais serão conhecidos os problemas de todo o município e levados ao conhecimento da UFSJ.    

A próxima audiência será hoje, dia 04 de novembro às 19 horas na Sede Social Santiaguense e outras duas acontecerão dias 06 de novembro e 04 de dezembro, também na Sede.

 

Para quem não pode participar das audiências, um questionário eletrônico está disponível aqui. 

Michele Santata - Departamento de Comunicação  

 

 

 

http://saotiago.mg.gov.br


Mais Notícias

(c) 2017 - Prefeitura Municipal de São Tiago
Endereço: Praça Ministro Gabriel Passo, nº 681 Cep: 36.350-000 - Cidade: São Tiago / MG
Tel.: (32) 3376-1022 - Email: prefeitura@saotiago.mg.gov.br

Versão: 2017.04.10
Alternar para Versão Mobile
Desenvolvido por: