Menu Lateral
 
São Tiago, 29 de Maio de 2017 :: 34 visitantes online.

MAIS SAÚDE, MAIS VIDA.

Publicado em 28/12/2016 00:00:00


 

MAIS SAÚDE, MAIS VIDA.

Mais um ponto importante e que não pode ser deixado de lado é a saúde. Zelar pelo bem estar dos cidadãos é dever do poder público. Por isso a gestão de saúde do município tem trabalhado de forma a oferecer as ferramentas necessárias para que esse acesso seja garantido e que todos tenham os atendimentos de que precisam.

Para oferecer mais conforto à população, novos veículos foram adquiridos e incorporados à frota municipal:

- Uma ambulância Fiat Doblô, placa OPQ 8296;

- Um veículo Renault Sandero, placa OQM 8215;

- Quatro veículos Fiat Palio, placas PUD 6280, PUH 7794, PUH 7806, PXM 9124;

- Um veículo Volkswagem UP, placa PUH 7804

- Um veículo Fiat Strada 1.4, adquirido e aguardando entrega pelo fornecedor, que terá uso exclusivo pelo setor de Vigilância em Saúde, para execução dos serviços epidemiológicos, de vigilância sanitária e ambiental.

 

ESTRATÉGIA SAÚDE DA FAMÍLIA

Melhorar o atendimento das ESF – Estratégias Saúde da Família do município, também é uma das formas de garantir aos cidadãos o acesso à saúde. Para tanto, foram ampliados de três para quatro as equipes de atendimento. A criação da equipe Saúde Preventiva Centro, na UBS José Gabriel de Souza (Bairro Cerrado), proporcionou a diminuição de usuários em cada equipe, melhorando o fluxo de atendimento.  

Podemos citar também:

- Implantação da equipe do NASF – Núcleo de Apoio à Saúde da Família com a incorporação de cinco novos profissionais para o atendimento da população, sendo eles, psicólogo, nutricionista, fisioterapeuta, fonoaudiólogo e educador físico.

- Convênio com o Ministério da Saúde, através de adesão aos programas PROVAB e MAIS MÉDICOS. Estes convênios permitem contratar médicos sem custo financeiro para o município. Atualmente, o Município conta com dois profissionais do PROVAB e dois do Mais Médicos, sendo um deles cubano,  lotado na Unidade Básica de Saúde do distrito de Mercês de Água Limpa.

- Convênio com a Secretaria de Saúde do Estado de Minas Gerais. O Programa Aliança Pela Vida possibilita que os usuários de álcool e drogas, sejam encaminhados para internações em clínicas credenciadas, totalmente custeadas pelo Estado, ficando a cargo do município apenas as despesas com transporte. Entretanto o paciente tem que aceitar o tratamento voluntariamente.

- Convênio com a Universidade Federal de Juiz de Fora, através da qual o acadêmico de medicina realiza atendimentos em nossas Unidades Básicas de Saúde.

- Reforma e ampliação do Posto de Atendimento em Saúde da comunidade de São Pedro da Carapuça.

 

E tem mais....

Através da Secretaria Municipal de Saúde foram realizadas as seguintes ações:

- Alteração na estrutura administrativa da Secretaria Municipal de Saúde, com a ativação do cargo de Assessor de Gestão em Saúde e de três coordenadorias sendo elas: Vigilância em Saúde, Atenção Básica em Saúde e Regulação, Controle e Avaliação;

- Elaboração do PGRSS – Plano Gerenciador de Resíduos Sólidos em Saúde, para cada Unidade Básica de Saúde e unidade da Farmácia Municipal, aprovados pelo Conselho Municipal de Saúde;

- Realização da VI Conferência Municipal de Saúde em 24 de agosto de 2013 e a VII Conferência Municipal de Saúde em 27 de junho de 2015;

- Elaboração do Plano Municipal de Saúde para o quadriênio 2014/17 e das Programações Anuais de Saúde, conforme determina a Lei Complementar 141 de 13 de janeiro de 2012;

- Implantação da Comissão de Farmácia e Terapêutica e através dela elaboração a Relação Municipal de Medicamentos – REMUME, devidamente aprovada no Conselho Municipal de Saúde;

- Atualização do Código Sanitário Municipal, Lei Complementar 021 de 16 de dezembro de 2014, que altera a Lei Municipal 1.512 de 24 de março de 2000.

- Implantação da cobrança de taxa de expedição de alvará sanitário, Decreto Municipal 2.421 de 14 de janeiro de 2015;

- Implantação do sistema e-SUS AB (Prontuário Eletrônico do Cidadão), sendo o município pioneiro na região na realização deste serviço, em julho de 2014, inclusive treinando outros municípios da região;

- Melhoria da infraestrutura tecnológica das unidades básicas de saúde e setores da Secretaria de Saúde;

- Admissão dos profissionais aprovados em concurso público;

- Implantação da Estratégia de Regionalização da Assistência Farmacêutica. O município receberá os recursos financeiros da União e do Estado e passará  executar diretamente a compra dos medicamentos através de Ata de Registro de Preço elaborada pela Secretaria Estadual de Saúde. 

http://saotiago.mg.gov.br


Mais Notícias

(c) 2017 - Prefeitura Municipal de São Tiago
Endereço: Praça Ministro Gabriel Passo, nº 681 Cep: 36.350-000 - Cidade: São Tiago / MG
Tel.: (32) 3376-1022 - Email: prefeitura@saotiago.mg.gov.br

Versão: 2017.04.10
Alternar para Versão Mobile
Desenvolvido por: