Menu Lateral
 
São Tiago, 26 de Julho de 2017 :: 77 visitantes online.

Ações da Secretaria Municipal de Assistência Social

Publicado em 28/12/2016 00:00:00


 

Ações da Secretaria Municipal de Assistência Social

Com uma demanda cada vez mais crescente, a Secretaria Municipal de Assistência Social tem buscado priorizar sempre o bom atendimento a todo são-tiaguense. Foram muitas as ações realizadas:

- Setor responsável pelo cadastramento de famílias no Cadastro Único, para

Programas Sociais do Governo Federal como: Programa Bolsa Família, tarifas sociais (luz e água), isenção de taxa de vestibular e concurso público, Contribuição de dona de casa para o INSS, entre outros. Hoje, há aproximadamente 1.180 famílias cadastradas no CADUNICO.

- Implementação de melhorias nas estruturas de atendimento ao público da Secretaria Municipal de Assistência Social e do setor do Programa Bolsa Família situados à Rua São Jose, 461 – Centro e também, na sede do Conselho Tutelar.

- Regulamentação do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), através da Lei 2.688 de 16/12/2014, que dispõe sobre a Política de Assistência Social no Município de São Tiago/MG.

- Realização da Conferência Municipal de Assistência Social e Conferência Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente com participação de delegados nas Conferências Estaduais.

- Participação em vários eventos da área como: Capacitação de Gestão e Operacionalização Municipal do Programa Bolsa Família, Reunião para adesão ao PRONATEC; capacitação de técnicos para atendimento à mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar; participação nas reuniões mensais do COGEMAS/MG - Conselho de Gestores Municipais da Assistência Social de Minas Gerais e do Encontro Regional do CONGEMAS da região sudeste, em Belo Horizonte; participação no curso de Aprimoramento dos acompanhamentos familiares e explanação da equipe de trabalho do CRAS.

- Participação de toda equipe do Centro de Referência da Assistência Social - CRAS nos cursos ministrados pelo Capacita SUAS.

- Atendimento a diversas solicitações de Benefícios Eventuais (Auxilio Funeral, Cesta Básica, Migrantes, Kit Natalidade, Materiais de construção.) conforme a Lei 2.688 de 16/12/2014, que Dispõe sobre a Política de Assistência Social no município, suas alterações e a Resolução nº 08, de 20/10/2015, do Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS)

- Adesão ao Programa BPC (Benefício de Prestação Continuada) na Escola e preenchimento dos questionários específicos junto dos beneficiários e grupo familiar.

- Formulação, agendamento, encaminhamento e acompanhamento de diversos processos para requerimento do Benefício de Prestação Continuada (BPC/LOAS) para idoso e deficiente junto ao INSS.

- Adesão ao Programa PRONATEC com a formação de diversos alunos em cursos técnicos ministrados por diversas instituições como: Curso de Vendedor e Operador de Caixa (SENAC), Auxiliar Administrativo (SEST/SENAT), Auxiliar de Recursos Humanos e Libras, através do CEDAF (Universidade Federal Viçosa – Campus Florestal).

- Realização de trabalho integrado junto a Secretaria Municipal de Educação, Centro de Referência da Assistência Social (CRAS), Secretaria Municipal de Saúde (Programa Bem Viver e NASF), entre outras.

- Apoio ao Conselho Municipal de Direitos da Criança e do Adolescente/CMDCA para a realização dos processos de eleições para membros do Conselho Tutelar de São Tiago.

- Inclusão do município no Programa de Equipagem dos Conselhos Tutelares com a aquisição de cinco computadores, uma impressora, um refrigerador, um bebedouro e um veículo. A aquisição foi realizada com recursos oriundos de emenda parlamentar no valor de R$ 50.000,00 reais disponibilizados pelo Deputado Reginaldo Lopes

- Manutenção e acompanhamento dos Conselhos Municipais da Criança e Adolescente e da Assistência Social.

- Manutenção das subvenções repassadas à Escola de Educação Especial - APAE, Albergue São Francisco de Assis e Casa Lar.

- Realização de diversos acompanhamentos e orientações a entidades assistenciais do município, com inscrição no Conselho Municipal de Assistência Social e Cadastro Nacional de Entidades de Assistência Social (CNEAS).

- Repasse de 50 cobertores doados pela Defesa Civil a famílias em situação de vulnerabilidade social.

- Atendimento ao público na sede e distrito, além de diversas visitas na zona rural do município.

- Aprovação do Plano Municipal de Atendimento Socioeducativo do Município de São Tiago/MG, através da Resolução 06/2016 do CMDCA.

- Realização de Vigilância Social e Monitoramento da área através de diversos sistemas informatizados vinculados a repasse de Recursos Federais (FNAS), Recursos Estaduais (FEAS), Ministério de Desenvolvimento Social e Agrário (MDSA) e Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social (SEDESE) .

- Formação de 90 participantes em curso de culinária, através do Programa Cozinha Brasil (SESI).

- Realização do trabalho em rede através de reuniões mensais para análise de casos junto aos representantes das Escolas, do Programa Bem Viver, das Equipes de Saúde e demais representantes das Secretarias de Saúde, Assistência Social e Educação.

- Palestras aos alunos da Escola Estadual “Afonso Pena Júnior”, sobre Drogas e DST, através de parceria com Programa Bem Viver, CRAS, estagiários de medicina da UFJF, direção e alunos da Escola.

 

Sistema Único de Assistência Social – SUAS

O Sistema Único de Assistência Social (SUAS) trabalha com os Serviços de Proteção Social Básica que têm por objetivo a prevenção de situações de risco, fortalecendo os vínculos familiares e comunitários, bem como desenvolver as potencialidades das famílias e comunidades. Tais serviços são ofertados por uma rede socioassistencial complementar gerida pelo Cento de Referência da Assistência Social – CRAS que deve atuar como porta de entrada do SUAS, além de ter como principal agenda a implementação do PAIF, visando os trabalhos em grupos de convivência de crianças, idosos, mulheres e adolescentes dentre outros.

Hoje o município tem buscado aperfeiçoar a implantação do Sistema Único da Assistência Social (SUAS), realizando através do CRAS, a Proteção Social Básica por meio do Programa de Atenção a Família e Infância (PAIF) e criando diversos grupos Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) e na medida do possível, a equipe procura atender a demanda da Proteção Social Especial.

Serviço de Proteção e Atendimento Integral a Família (PAIF) consiste no trabalho social com família, de caráter continuado, com a finalidade de fortalecer a função protetiva das famílias, prevenir a ruptura dos seus vínculos, promover seu acesso e usufruto de direitos e contribuir na melhoria da qualidade de vida.

Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV). Serviço realizado em grupos, organizado a partir de percurso de modo a garantir aquisições progressivas aos seus usuários, de acordo com o seu ciclo de vida, a fim de complementar o trabalho social com famílias e prevenir a ocorrência de situações de risco social. Forma de intervenção social planejada que cria situações desafiadoras, estimula e orienta os usuários na construção e reconstrução de suas histórias e vivências individuais e coletivas na família e no território.

Atualmente através do Programa de Proteção Social Básica é desenvolvido um trabalho com 9 grupos do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), sendo eles: de idosos (na sede e no distrito), de crianças e adolescentes  de 5 a 17 anos, de mulheres, e no ano de 2016 iniciou–se o atendimento na Proteção Social Especial através de grupos de Serviço de Convivência e Fortalecimento de vínculos desenvolvidos no Albergue São Francisco de Assis e APAE.

Visita do Grupo Feliz Idade à comunidade de São Pedro das Carapuças 

 

Grupo de Idosos "Viver Feliz" de Mercês de Água Limpa 

 

Quadrilha dos grupos do serviço de convivência e fortalecimento de vínculos 

 

 

http://saotiago.mg.gov.br


Mais Notícias

(c) 2017 - Prefeitura Municipal de São Tiago
Endereço: Praça Ministro Gabriel Passo, nº 681 Cep: 36.350-000 - Cidade: São Tiago / MG
Tel.: (32) 3376-1022 - Email: prefeitura@saotiago.mg.gov.br

Versão: 2017.04.10
Alternar para Versão Mobile
Desenvolvido por: