Menu Lateral
 
São Tiago, 28 de Julho de 2017 :: 81 visitantes online.

Prefeito de São Tiago recebe vice-cônsul do Brasil na Nova Zelândia

Publicado em 05/01/2017 00:00:00


Solidariedade é palavra de ordemO prefeito de São Tiago, Denilson Reis (PSDB), recebeu a Vice-Cônsul do Brasil na Nova Zelândia, Regina Resende, e o marido dela, o engenheiro eletricista Amauri Albuquerque, nessa quarta-feira (04)

Regina afirmou que o encontro não foi um ato oficial, “mas uma troca de experiência com o executivo que vai administrar minha terra natal até 2020”. Entre os assuntos abordados, destaque para o trabalho voluntário como forma de desenvolvimento social.

“Os voluntários podem atuar em diversas áreas, inclusive há uma lei brasileira que controla a atividade. Na Nova Zelândia, a presença deles é muito forte no meio esportivo. As escolas são abertas e os pais convidados a treinar equipes em diversas modalidades esportivas. Essas atividades contribuem para desvincular os jovens das drogas de forma saudável, a baixo custo, além de motivar o cidadão a cumprir funções sociais que não são exclusivas do poder público”, afirmou Regina.

Não por acaso a solidariedade é uma das apostas do prefeito de São Tiago. Segundo Reis, a cidade tem um potencial muito grande para o turismo, área que pode abraçar o voluntariado. “Temos o Forno na Praça, nosso receptivo. Os visitantes que experimentam os biscoitos e cafés servidos ali podem ir às fábricas, ou visitar produtores de café no município. Com isso, nossas atividades econômicas também se tornam um atrativo. Esse é um projeto que comecei a desenvolver entre 2009 e 2012 e agora vou dar continuidade”, ressaltou o prefeito.

Marido de Regina, Albuquerque destacou que a adoção de voluntários confere um empoderamento à sociedade. “Ao ocuparem os espaços públicos, com metas, desafios e respeito, as pessoas são responsáveis por cuidar daqueles ambientes. Mais do que isso, cria-se uma rede de solidariedade que é incorporada, assimilada pela estrutura social, o que tem um impacto direto na redução de jovens envolvidos com o consumo de drogas. Esse modelo pode ser implantado em São Tiago, pois aqui existem locais disponíveis e moradores engajados a ajudar uns aos outros”, enfatizou Albuquerque. 

O engenheiro ainda ressaltou que a infraestrutura pública, como escolas, é fundamental para o apoio ao esporte. “As quadras devem ser abertas para a comunidade, incluindo os finais de semana, além de espaços públicos adequados para que o jovem e as famílias possam conviver e exercer atividades saudáveis”, completou Albuquerque.

O casal mora na Nova Zelândia desde 2014. Antes, Regina atuava em Berlim, Alemanha. Um dos projetos que ela conseguiu implantar no país europeu foi o grupo de voluntários atuantes em Consulados Itinerantes. “Quando assumi o Setor Consular da Embaixada, uma das formas de aperfeiçoar o trabalho foi o aumento do número de Consulados Itinerantes para atender aos brasileiros que vivem em localidades mais distantes. Esse trabalho só foi possível com a ajuda de pessoas que cooperam em diversas tarefas como divulgação, triagem de documentos e orientação no preenchimento de formulários”, contou.

Para a Reis, a visita do casal só reforça um dos pilares da administração 2017-2020. “Temos que reinstituir essa cultura em São Tiago. Acredito que esses exemplos da Nova Zelândia e Alemanha estão alinhados com o queremos para o nosso município. Para isso, vamos engajar a sociedade a se mobilizar na causa voluntária, que só traz benefícios para a própria população”, concluiu o prefeito.

http://saotiago.mg.gov.br


Mais Notícias

(c) 2017 - Prefeitura Municipal de São Tiago
Endereço: Praça Ministro Gabriel Passo, nº 681 Cep: 36.350-000 - Cidade: São Tiago / MG
Tel.: (32) 3376-1022 - Email: prefeitura@saotiago.mg.gov.br

Versão: 2017.04.10
Alternar para Versão Mobile
Desenvolvido por: