Menu Lateral
 
São Tiago, 21 de Julho de 2017 :: 20 visitantes online.

Secretaria de Saúde afirma que Febre Amarela ainda não preocupa São Tiago

Publicado em 13/01/2017 00:00:00


Surto da doença no Leste de Minas Gerais, inclusive com óbitos, tem preocupado autoridades. Transmitida pela picada de mosquitos, a Febre Amarela é grave, mas existe vacina e os Postos de Saúde de São Tiago têm o medicamento para a população

A Secretaria de Saúde de Minas Gerais (SES) divulgou um surto de Febre Amarela na região Leste do Estado. Segundo os números mais recentes do Governo, até essa quinta-feira (12), foram notificados 110 casos suspeitos e 30 mortes que podem ter sido causadas pela doença.

No entanto, a Secretaria Municipal de Saúde afirma que não há motivo para desespero em São Tiago, já que os profissionais da área estão observando o andamento da doença no território mineiro. A Terra dos Biscoistos não está listada entre as regiões que apresentam surto da patologia.

A Secretaria Municipal informou ainda que São Tiago está abastecido com vacinas contra a Febre Amarela. Elas são gratuitas e estão disponíveis nos Postos de Saúde. As doses devem ser aplicadas com dez dias de antecedência em quem for viajar para regiões com risco da doença.

Dentro do Calendário Nacional de Vacinação, a primeira dose do mediacamento deve ser aplicada aos nove meses de idade. Depois, aos quatro anos, é ministrado um reforço.

A medida mais importante para prevenção e controle da Febre Amarela é a vacinação. Por isso, toda a população que reside ou que vai viajar para regiões de áreas com recomendação de vacina devem se imunizar, alerta a Secretaria Municpal de Saúde.

Febre Amarela

Segundo SES, a doença é causada por vírus transmitido pelos mosquitos Haemagogus e Sabethes. A Febre Amarela pode ocorrer em áreas urbanas e rurais.

Ela é mais comum entre dezembro e maio, período de chuvas, quando aumenta a proliferação do vetor, o que coincide ainda com maior atividade agrícola.

A SES informa também que a doença pode apresentar sintomas muito fracos ou imperceptíveis. “As primeiras manifestações da doença são repentinas: febre alta, calafrios, cansaço, dor de cabeça, dor muscular, náuseas e vômitos por cerca de três dias”.

A forma mais grave da Febre Amarela, conforme a SES, “é rara e costuma aparecer após um breve período de bem-estar (até dois dias), quando podem ocorrer insuficiências hepática e renal, icterícia (olhos e pele amarelados), manifestações hemorrágicas e cansaço intenso. A maioria dos infectados se recupera bem e adquire imunização permanente contra a febre amarela”.

Especialistas do Programa Saúde da Família em São Tiago avisam que se alguma pessoa apresentar um desses sintomas, ela deve procurar os Postos de Saúde ou o Hospital o mais rápido possível. Será feita uma avaliação médica e, conforme o diagnóstico, exames laboratoriais para detectar se o paciente foi infectado pelo vírus.

Clique aqui para saber mais sobre a doença

http://saotiago.mg.gov.br


Mais Notícias

(c) 2017 - Prefeitura Municipal de São Tiago
Endereço: Praça Ministro Gabriel Passo, nº 681 Cep: 36.350-000 - Cidade: São Tiago / MG
Tel.: (32) 3376-1022 - Email: prefeitura@saotiago.mg.gov.br

Versão: 2017.04.10
Alternar para Versão Mobile
Desenvolvido por: