Menu Lateral
 
São Tiago, 25 de Abril de 2017 :: 71 visitantes online.

Planejar é a palavra de ordem para setor de Educação no município

Publicado em 17/01/2017 00:00:00


O ano não vai ser fácil para o setor educacional em todo o Brasil. Apesar das dificuldades, Secretaria e Conselho Municipal de Educação, composto por membros da sociedade civil e do governo, se unem para garantir qualidade de ensino

A equipe da Secretaria de Educação de São Tiago se reuniu com o Conselho Municipal da área na tarde dessa segunda-feira (16). O objetivo foi discutir propostas e formar parcerias que podem fortalecer o segmento no município.

Embora o Brasil passe por um período de crise  e incertezas com a aprovação da PEC 55 no final de 2016, o governo municipal trabalha para que o cenário local não seja prejudicado. O exemplo já veio da própria Secretaria, que reduziu o número de servidores para três. Antes eram quatro.

O esforço para assegurar uma educação de qualidade, no entanto, demanda a reestruturação das escolas municipais. Com a folha de pagamento de pessoal no limite e sem previsão de novas verbas dos governos Estadual e Federal, não será possível contratar mais professores, conforme a Secretaria.

“Vamos ter que formar turmas dentro do limite máximo de alunos, o que é previsto em lei. Isso não é ideal, mas necessário. Entre outras opções, podemos trabalhar com o zoneamento, matriculando os alunos em escolas próximas de casa. Por isso, a parceria com Escola Estadual Henrique Pereira Santiago tem uma grande importância”.

A Administração também quer garantir uma educação de qualidade para os pequenos. “A tarefa é difícil de solucionar. Nosso sonho é formar turmas menores, mas os recursos não são suficientes para contratar mais professores. Se trouxermos mais profissionais, vamos gastar mais do que temos e a conta não fecha”.

Apesar de ter um ano difícil pela frente, a Secretaria de Educação está otimista. “O segredo da gestão é planejar. Para que tudo aconteça dentro do previsto e da melhor maneira possível, nós, ligados à Educação, vamos ter que fazer um planejamento de todas as atividades ao longo do ano. Essa é a forma de conseguirmos superar os desafios”.

Gargalo

Um dos pontos que mais preocupa o governo municipal é a construção do novo prédio da Escola Deputado José Aldo dos Santos, iniciada ano passado. Por conta de falhas técnicas no projeto, a Prefeitura pode ser obrigada a gastar mais do que previa.

“O local onde as obras estão sendo feitas ficou muito próximo de um barranco. Para evitar problemas como deslizamento de terra, que pode prejudicar a própria escola e moradores vizinhos, vamos precisar construir um muro de arrimo, que pode nos custar, pelo menos, R$500 mil”, revela a Administração.

Junto da Associação dos Municípios da Microrregião dos Campos das Vertentes (Amver), a Prefeitura tem discutido formas viáveis para resolver o problema dos muros. As instituições planejam economia de gastos, mas com a devida segurança e qualidade necessárias para construir os paredões.

http://saotiago.mg.gov.br


Mais Notícias

(c) 2017 - Prefeitura Municipal de São Tiago
Endereço: Praça Ministro Gabriel Passo, nº 681 Cep: 36.350-000 - Cidade: São Tiago / MG
Tel.: (32) 3376-1022 - Email: prefeitura@saotiago.mg.gov.br

Versão: 2017.04.10
Alternar para Versão Mobile
Desenvolvido por: