Menu Lateral
 
São Tiago, 20 de Agosto de 2017 :: 32 visitantes online.

Prefeitura e IEF de São Tiago semeiam consciência ecológica

Publicado em 20/01/2017 00:00:00


Por meio de distribuição de mudas nativas da região, as duas instituições estimulam iniciativas para conservar e restaurar a biodiversidade do município. Nova leva de plantas chega nas próximas semanas

A agência do Instituto Estadual de Florestas (IEF) de São Tiago vai cadastrar pessoas que queiram receber mudas de plantas nativas para arborização rural, paisagismo e recuperação de nascentes. As inscrições começam no dia 30, das 7h às 11h e de 13h às 17h30, no IEF (prédio da Prefeitura).

Nessa quinta-feira (19), foram distribuídas cerca de mil mudas para quem já havia feito o cadastro. O produtor rural Marco Antônio dos Santos recebeu 25 plantas, a maior parte delas Ipês. Prontas para o plantio, vão ajudar a preservar a biodiversidade local.

“Além dessas 25 mudas, meu vizinho de terreno, no Macuco, vai pegar outras 30. O nosso objetivo é cercar uma nascente, para protegê-la da degradação que pode ser causada pelo rebanho e, principalmente, pela ação humana”, enfatiza Santos.

Outro bom exemplo foi dado por Wagner Pires Coelho. Ele fez questão de trazer a filha, Maria Luiza Rezende Pires, de oito anos, para aprender a proteger o meio ambiente. “Vou levar para o sítio da minha avó, em Ouro Fino. Plantar essas árvores é bom para natureza”, ressalta a pequena.

No meio de tanta diversidade de plantas, a dona de casa Vanda Maria Resende estava indecisa sobre a escolha da muda que iria levar para a comunidade do Pombal. “Tenho vontade de pegar todas, pois além de deixar o sítio mais bonito, preserva a natureza”, completa.

Orientação

Durante a doação de mudas, o engenheiro agrônomo, Igor Almeida, ofereceu assistência técnica de plantio e preservação de nascentes. Ele elaborou um folder com informações corretas para os novos defensores do meio ambiente. E ainda doou ao viveiro de mudas de São João del-Rei uma cartilha com fotos e principais informações das plantas nativas da região.

“Além de sequestrar (retirar) o carbono da atmosfera, o reflorestamento auxilia na redução do processo de efeito estufa e manutenção de lençóis freáticos (água subterrânea), o que aumenta o volume de água de nascentes. Todo mundo ganha, população rural e urbana, já que as novas mudas aumentam a biodiversidade”, explica o engenheiro.

As mudas foram solicitadas pela nova administração ao supervisor regional do IEF de Barbacena, Ricardo Ayres Loschi. Entre as plantas originais do bioma local constam Ipês (rosa, branco, amarelo e roxo), Jacarandá-mimoso, Sibipiruna, Urucum, Pau-ferro, sendo 50 espécies no total.

A Prefeitura também vai receber mudas de plantas nativas para a área de preservação permanente da Unidade de Triagem e Compostagem de Resíduos Sólidos Urbanos.              

http://saotiago.mg.gov.br


Mais Notícias

(c) 2017 - Prefeitura Municipal de São Tiago
Endereço: Praça Ministro Gabriel Passo, nº 681 Cep: 36.350-000 - Cidade: São Tiago / MG
Tel.: (32) 3376-1022 - Email: prefeitura@saotiago.mg.gov.br

Versão: 2017.04.10
Alternar para Versão Mobile
Desenvolvido por: