Menu Lateral
 
São Tiago, 27 de Maio de 2017 :: 34 visitantes online.

Cuide de sua propriedade e evite acidente com animais venenosos

Publicado em 23/01/2017 00:00:00


Eles não são os vilões da história. No entanto, se ameaçados pelo homem, viram bicho. Mais frequentes no período de chuvas, os animais peçonhentos se multiplicam e podem causar acidentes com vítimas fatais

Lixo, mato, entulho e chuvas. Essa é a combinação perfeita para que animais peçonhentos construam seus lares, tanto na área urbana quanto na rural. Esses bichos podem causar graves acidentes e até levar a morte. É que eles têm a capacidade de produzir e injetar veneno nas pessoas quando se sentem ameaçados.

Segundo o Ministério da Saúde, é neste período do ano, de chuvas e calor, que aumentam os casos de acidentes. Por isso, a pasta do Governo Federal ressalta que a medida mais eficiente de precaução contra aranhas, cobras, escorpiões e outros animais é manter casas e lotes sempre limpos.

“Com as chuvas, os animais peçonhentos são obrigados a sair dos seus esconderijos e procurar novo abrigo. O depósito e acúmulo de lixo, entulhos e materiais de construção junto às habitações podem servir de abrigo para os animais peçonhentos”, informa o Ministério.

Não por acaso a Secretaria de Obras e Urbanismo da Prefeitura de São Tiago tem feito a capina e retirada de entulho jogado inadequadamente em vias públicas. Mas vale lembrar que, em propriedades privadas, como lotes, a manutenção deve ser feita pelos proprietários.

A mesma medida vale para o interior de casas. “Ambientes escuros e úmidos servem de esconderijo para aranhas e escorpiões. Vedar frestas e buracos, além de utilizar telas em portas, janelas e ralos são outra forma de evitar a presença dos animais peçonhentos”, orienta o Ministério da Saúde. 

Para moradores de área rural e trabalhadores da agricultura, o ideal é usar luvas e botas ao entrar em matas ou plantações, habitat natural desses animais. E não se esquecer de vacinas que imunizam contra doenças como a Febre Amarela, transmitida por picada de mosquito e que já causou várias mortes no leste de Minas Gerais em 2017.

Além de Febre Amarela, também é importante evitar o acúmulo de água em qualquer recipiente. Isso porque o Aedes aegypti, mosquito responsável pela transmissão de Dengue, Chikungunya e Zika, encontra em objetos com água parada o lugar ideal para sua reprodução.

Trabalhe junto com a Prefeitura e faça a limpeza de seu lote, jardim e residência. Juntos, somos mais fortes contra essas ameaças que podem trazer sérios riscos para a saúde das pessoas.

http://saotiago.mg.gov.br


Mais Notícias

(c) 2017 - Prefeitura Municipal de São Tiago
Endereço: Praça Ministro Gabriel Passo, nº 681 Cep: 36.350-000 - Cidade: São Tiago / MG
Tel.: (32) 3376-1022 - Email: prefeitura@saotiago.mg.gov.br

Versão: 2017.04.10
Alternar para Versão Mobile
Desenvolvido por: