Menu Lateral
 
São Tiago, 25 de Abril de 2017 :: 17 visitantes online.

Secretaria de Saúde divulga número de focos de Aedes aegypti em São Tiago

Publicado em 26/01/2017 00:00:00


De tanto falar, parece que o mosquito é algo comum, inofensivo. Mas o perigo é real e, se não mora ao lado, pode estar dentro da sua própria casa pronto para o ataque sorrateiro

É isso que revela levantamento feito pelo setor de Vigilância Epidemiológica e Ambiental da Secretaria Municipal de Saúde de São Tiago entre 02 e 12 de janeiro.

Ao todo, foram localizados sete criadouros do mosquito que pode transmitir Dengue, Chikungunya e Zika Vírus.

Os exames laboratoriais deram positivo para dois focos no Centro (R. Francisco de Paula Lara e Av. 31 de Março), um no Cerrado (R. Monsehor Francisco Elói), um no Cidade Nova (R. Joaquim Marques da Silva) e um no Cruzeiro (R.Marechal Deodoro).

No distrito de Mercês de Água Limpa também foram localizados dois pontos com larvas do Aedes. Um na R. José Xavier de Paiva e outro na R. Santo Antônio.

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, as pessoas precisam ser vigilantes durante todo o ano, apesar da incidência maior do mosquito ser no período chuvoso.

Isso porque os ovos do Aedes podem resistir por um ano inteiro e eclodirem imediatamente ao contato com a água. Da larva até o mosquito adulto, bastam dez dias.

Multas

A Lei Promulgada nº 001 de 05 de abril de 2016 criou o programa municipal de prevenção e combate ao Aedes aegypti em São Tiago.

A legislação prevê que moradores e o próprio município podem ser penalizados caso não seja tomada nenhuma medida para combater o mosquito vilão.

Na primeira visita, o responsável pela propriedade que contenha o Aedes é notificado. Caso o fiscal da Vigilância Sanitária volte e encontre novamente algum foco, ele está autorizado a aplicar uma multa. Ela pode ser repetida várias vezes se nenhuma medida for tomada.

Toda arrecadação com multas será destinada ao Fundo Municipal de Saúde, que irá reverter o dinheiro para a manutenção de serviço de controle da Dengue. Já foram notificados 34 proprietários de imóveis em São Tiago e mais 21 em Mercês de Água Limpa. 

O município não quer aplicar penalidades em nenhum cidadão. Por isso, é importante que todo mundo faça a sua parte e contribua para expulsar o Aedes aegypti de São Tiago. 

http://saotiago.mg.gov.br


Mais Notícias

(c) 2017 - Prefeitura Municipal de São Tiago
Endereço: Praça Ministro Gabriel Passo, nº 681 Cep: 36.350-000 - Cidade: São Tiago / MG
Tel.: (32) 3376-1022 - Email: prefeitura@saotiago.mg.gov.br

Versão: 2017.04.10
Alternar para Versão Mobile
Desenvolvido por: