Menu Lateral
 
São Tiago, 21 de Julho de 2017 :: 54 visitantes online.

Folias de Reis celebram fé e cultura popular em Mercês de Água Limpa

Publicado em 30/01/2017 00:00:00


Grupos de várias localidades refizeram os passos dos Três Reis Magos e rederam homenagem a São Sebastião durante Encontro de Folias de Reis em Mercês de Água Limpa

Cultura popular e fé cristã. Assim foi o domingo (29) em Mercês de Água Limpa. É que o distrito de São Tiago recebeu o 18º Encontro de Folias de Reis. Festa de devoção aos Três Reis Magos e também a São Sebastião.

Segundo o coordenado geral do Encontro, Jorge Canaan, o Jorginho, o evento recebeu 20 grupos de comunidades rurais e cidades vizinhas. Para o organizador, a Festa representa uma tradição que deve ser mantida pelas próximas gerações.

“Além de ser um incentivo cultural para nossa comunidade, as Folias de Reis reforçam a espiritualidade e religiosidade das pessoas. O que fazemos aqui é preservar uma tradição dos mais velhos ao mesmo tempo em que repassamos para os mais novos esse movimento”, completa Jorginho.

Exemplo disso é Francisco Vítor de Paula. Dos 44 anos de vida, 33 são dedicados à devoção, canções e danças das Folias. Ele aprendeu com irmão mais velho e, hoje, é embaixador (aquele que puxa os versos para os demais integrantes responderem) de um grupo de Mercês de Água Limpa.

“Até 1997, eu morava na região da Prata. Naquela época, íamos a pé pelas comunidades vizinhas levando nossa devoção a muitos lares. Hoje, temos o Encontro e o movimento fortalecido. A comunidade se une para fazer o evento e não deixar essa cultura se perder com tempo”, completa Francisco.

Tempo que acumula os foliões da comunidade rural do Capão das Flores. José Fidélis, José Heitor de Carvalho e Lourival Miguel têm um grupo com mais de 30 anos de história. Os três fazem coro ao salientar que esse movimento representa o passado que deve ser renovado.

“As Folias de Reis registram a cultura dos antepassados e que nós aprendemos desde cedo. Muitos colegas que já cantaram conosco estão no Reino da Glória. Mas nós continuamos e procuramos nos renovar. Eu mesmo compus uma música que mostra o quanto nós gostamos das Folias”, ressalta Fidélis, embaixador do grupo.

Outro embaixador, Vanderlei Cardoso, nunca perdeu um encontro de Folias de Reis em Mercês de Água Limpa. Todos os anos, ele se une aos amigos de São Tiago e segue para o distrito. Isso tudo para render homenagem à tradição cristã e à cultura popular.

“O que nos move é a fé no nascimento do menino Jesus e a visita dos Três Reis Magos para presenteá-lo, além da devoção a São Sebastião. Com isso, preservamos a tradição, a musicalidade das Folias, enfim, a cultura que é um dos elementos responsáveis por formar a história das comunidades”, conclui Cardoso.  

Segundo historiadores, as Folias de Reis foram trazidas para o Brasil no século 19. Portugueses aportaram no Nordeste e começaram a tradição dos folguedos. Logo, as celebrações receberam influências de vários grupos sociais e ganhou aspectos que, atualmente, variam de região para região.  

http://saotiago.mg.gov.br


Mais Notícias

(c) 2017 - Prefeitura Municipal de São Tiago
Endereço: Praça Ministro Gabriel Passo, nº 681 Cep: 36.350-000 - Cidade: São Tiago / MG
Tel.: (32) 3376-1022 - Email: prefeitura@saotiago.mg.gov.br

Versão: 2017.04.10
Alternar para Versão Mobile
Desenvolvido por: