Menu Lateral
 
São Tiago, 25 de Abril de 2017 :: 70 visitantes online.

Use camisinha e evite Sífilis, uma doença que pega sem dó nem piedade

Publicado em 01/02/2017 00:00:00


No final da década de 1980, os cantores Cazuza e Frejat deram o alerta – “o meu prazer/agora é risco de vida”. Os dois falavam de Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs). Quase 30 anos depois, muitas pessoas ainda não se protegem contra esses males

Reza a lenda que “o seguro morreu de velho”. Mas todo o cuidado é pouco quando o assunto são as DSTs. Em São Tiago, as autoridades de saúde estão atentas à Sífilis, doença causada por bactéria transmitida através de relações sexuais sem uso de preservativo.

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, São Tiago e Mercês de Água Limpa fecharam 2016 com 25 casos confirmados e tratados de Sífilis. Apesar da doença estar sobre controle, as pessoas não podem se descuidarem.

Prova disso é que a patologia não perdoa ninguém. No município, foram registradas ocorrências de Sífilis em bebês recém-nascidos até pessoas com mais de 65 anos de idade.

Segundo o Departamento de Infecções Sexualmente Transmissíveis (Dist) do Ministério da Saúde, a única forma de se proteger é usar preservativos.

Transmissão e Sintomas

O Dist informa que a transmissão de Sífilis pode ocorrer de duas maneiras. Por meio de relações sexuais com pessoas infectadas e sem o uso camisinha. Ou através de mulheres grávidas contaminadas, que podem passar a doença para o bebê durante a gestação ou parto.

Conforme o Dist, os principais sintomas são feridas nos órgãos genitais, manchas no corpo, principalmente nas palmas das mãos e plantas dos pés. Ainda são comuns lesões cutâneas, ósseas, cardiovasculares, neurológicas, e agravamento que pode levar à morte.

Para se ter ideia da força da doença, a chamada Sífilis terciária pode apresentar os primeiros sintomas depois de 40 anos da infecção. Por isso, a Secretaria de Saúde enfatiza que as pessoas devem se proteger com preservativos, que são gratuitos em todos os postos de saúde do município.

Além disso, a Secretaria lembra que se uma pessoa suspeitar que esteja com a doença, ela deve procurar imediatamente um dos postos municipais de saúde.

No local, o paciente será analisado por um médico, que pode pedir exames para a doença. Se a moléstia for confirmada, o indivíduo já será submetido a tratamento gratuito específico para Sífilis.

Mas, melhor que deixar a doença aparecer, é se prevenir com o uso de preservativos em qualquer relação sexual, que também pode transmitir a Aids e outras doenças.           

http://saotiago.mg.gov.br


Mais Notícias

(c) 2017 - Prefeitura Municipal de São Tiago
Endereço: Praça Ministro Gabriel Passo, nº 681 Cep: 36.350-000 - Cidade: São Tiago / MG
Tel.: (32) 3376-1022 - Email: prefeitura@saotiago.mg.gov.br

Versão: 2017.04.10
Alternar para Versão Mobile
Desenvolvido por: