Menu Lateral
 
São Tiago, 25 de Abril de 2017 :: 28 visitantes online.

Acordo entre PM, Administração e comerciantes firma novo horário da balada

Publicado em 03/02/2017 00:00:00


A decisão foi tomada depois que a Polícia Militar produziu Diagnóstico de Segurança Pública em São Tiago. Acordo foi selado com aceitação de donos de comércio e presença da Administração Municipal

Já está em vigor o novo horário de funcionamento de bares, clubes, restaurantes e trailers em todo o município de São Tiago. Entre domingo e quinta-feira, os estabelecimentos podem ficar abertos até 1h da manhã. Nas sextas-feiras, até 2h. Nos sábados, até 3h. Feriados e festas, comerciantes devem fechar as portas às 4h. Não foi determinado um horário fixo para abertura.

A opção pelo novo horário partiu de informações coletadas para o Diagnóstico de Segurança Pública produzido pela PM no final de dezembro passado. Diante da evolução da violência, a autoridade Policial propôs aos empresários e à Administração Pública novos expedientes para o comércio noturno. A reunião ocorreu na última segunda (30) e o acordo foi aceito pelos três setores envolvidos.

“O objetivo principal é reduzir o índice de crianças e adolescentes envolvidos com álcool e drogas. Só para se ter uma ideia, em janeiro deste ano, já registramos dez ocorrências que envolvem tráfico e consumo de drogas, a maioria delas com menores”, revela o comandante da Fração Policial de São Tiago, sargento Ricardo Santos.  

Cocaína, crack e maconha são as drogas mais consumidas, segundo o Diagnóstico. O documento revela ainda que a maioria dos crimes violentos contra a pessoa envolve homens na faixa etária entre 18 e 24 anos, público que costuma ficar na rua durante a madrugada, conforme o sargento.

“Quando os bailes acabam, as pessoas tendem a estender a noite. Uma parte desses indivíduos se envolve com álcool e drogas. É neste momento que registramos mais brigas e perturbação da ordem pública. Não estamos cerceando o direito de ir e vir dos cidadãos, mas estabelecendo uma ação preventiva à violência. As pessoas podem transitar pela rua qualquer hora, desde que não perturbem a ordem pública nem cometam outro tipo de crime”, enfatiza Santos.

A decisão de terminar a balada mais cedo é umas das formas que a PM, Administração Municipal e comerciantes encontraram para reduzir a evolução da criminalidade no município. Em 2012, foram registradas 340 ocorrências dos mais diversos tipos. Em 2016, esse número saltou para 474, um aumento de quase 40%.  

Além da medida tomada em parceria com comerciantes, está em fase de implantação a Rede de Proteção ao Comércio. Em funcionamento, a PM já conta com ações do Proerd, Patrulha da Madrugada, Patrulha Escolar e Operações Policiais Especiais.

A PM se dispôs a tirar dúvidas dos cidadãos pelos telefones 190, (32) 9 9974-8362 ou diretamente com o sargento Ricardo Santos no quartel da PM.

http://saotiago.mg.gov.br


Mais Notícias

(c) 2017 - Prefeitura Municipal de São Tiago
Endereço: Praça Ministro Gabriel Passo, nº 681 Cep: 36.350-000 - Cidade: São Tiago / MG
Tel.: (32) 3376-1022 - Email: prefeitura@saotiago.mg.gov.br

Versão: 2017.04.10
Alternar para Versão Mobile
Desenvolvido por: