Menu Lateral
 
São Tiago, 25 de Abril de 2017 :: 65 visitantes online.

Postos de Saúde adotam nova forma de atendimento e acabam com filas na madrugada

Publicado em 06/02/2017 00:00:00


 

Para evitar filas durante a madrugada, marcação de fichas mudou para 7h. Todos os pacientes que procuram os Postos são acolhidos e triados pelos enfermeiros. Casos de urgência são priorizados e os menos graves, agendados para outro dia

Os Postos de Saúde do Município adotaram uma nova forma de atendimento médico aos pacientes. Para acabar com filas que se formavam durante a madrugada, a distribuição de fichas para consultas está começando às 7h da manhã.

Segundo o secretário Municipal de Saúde, Leonardo Martins, essas fichas eram distribuídas conforme a ordem de chegada, daí a necessidade de madrugar para garantir o atendimento. Com o novo esquema já em vigor, as pessoas devem comparecer aos Postos no novo horário.  

“Agora, as marcações começam às 7h. Todos os pacientes que chegam aos Postos de Saúde do município são acolhidos pelos enfermeiros. É feita uma triagem e aquelas pessoas cujo atendimento for urgente, terão prioridade. Os demais, são agendados para outro dia sem a necessidade de enfrentar fila”, explica Martins.

Segundo a enfermeira da equipe de Saúde Preventiva do Cerrado, Lorena Lara Rocha, os critérios para determinar quais pacientes são mais urgentes levam em conta os sintomas relatados e sinais checados durante a tiragem.

“No acolhimento, observamos se os pacientes reclamam de algum problema que apareceu nos últimos sete dias como dores generalizadas, febre e falta de ar. Também verificamos sinais vitais, ou seja, temperatura, batimentos cardíacos e pressão. Geralmente, essas pessoas são atendidas primeiro”, diagnostica Lorena.

Comodidade

A enfermeira da equipe de Saúde Preventiva do Centro, Elisa de Sousa Reis, enfatiza que a nova forma de assistência evita que as pessoas enfrentem fila durante a madrugada ao mesmo tempo em que a consulta médica está garantida.

“Não adianta chegar mais cedo, porque agora todos vão ser triados. Aqueles que tiverem mais urgência serão atendidos primeiro. Mas ninguém vai ficar desassistido. É que os pacientes que não forem atendidos no dia, terão a consulta agendada e não vão precisar enfrentar fila novamente”, assegura Elisa.

No Posto do Cruzeiro, a mudança também melhorou o acesso da população. Segundo a enfermeira do Grupo Integração, Viviane Rodrigues Oliveira, a medida trouxe mais comodidade para a população.

“As marcações estão sendo feitas de forma muito mais tranquila. As pessoas vêm, são acolhidas e passam pela triagem. Se houver necessidade, elas são atendidas pelo médico no mesmo dia, caso contrário, agendamos a consulta e quando o paciente voltar, ele terá a certeza de que será atendido no horário marcado”, garante Viviane.

Em Mercês de Água Limpa, a mudança também foi implantada. Conforme a enfermeira do Programa Saúde da Família, Ana Cristina Lara Andrade, no distrito de São Tiago, são poucos os agendamentos, mas eles podem acontecer.

“Devido à demanda, sempre conseguimos atender todos os pacientes que nos procuram no mesmo dia. Mas se houver a necessidade de agendar, faremos isso para garantir que ninguém fique sem passar pelo médico”, afirma Ana Cristina.

A adoção da nova forma de atendimento foi feita para trazer mais comodidade aos cidadãos. Além de evitar que as pessoas enfrentem fila durante madrugada, assegura que todos os pacientes serão assistidos de acordo com necessidade de cada um, em data e horário definidos.

http://saotiago.mg.gov.br


Mais Notícias

(c) 2017 - Prefeitura Municipal de São Tiago
Endereço: Praça Ministro Gabriel Passo, nº 681 Cep: 36.350-000 - Cidade: São Tiago / MG
Tel.: (32) 3376-1022 - Email: prefeitura@saotiago.mg.gov.br

Versão: 2017.04.10
Alternar para Versão Mobile
Desenvolvido por: