Menu Lateral
 
São Tiago, 21 de Julho de 2017 :: 14 visitantes online.

Servidores de Unidade de Lixo recebem treinamento e multiplicam sustentabilidade

Publicado em 09/02/2017 00:00:00


Lixo é um termo ultrapassado, já que significa aquilo que não tem mais utilidade, a não ser poluir ambiente por anos a fio. O novo conceito, resíduos sólidos, é um dos temas de minicurso que ressalta a importância de reduzir, reutilizar e reciclar

Funcionários da Unidade de Triagem e Compostagem de Resíduos Sólidos de São Tiago (UTC) participam de treinamento nesta quinta-feira (09), no salão da Câmara de Vereadores. Por meio de palestras e debates, os servidores são capacitados para o trabalho e para orientar a população sobre a forma correta de destinar o resíduo sólido, chamado, antigamente, de lixo, já que era tido como um produto sem possibilidade de ser reaproveitado.  

Segundo a diretora de meio-ambiente da Prefeitura, Ivanice Campos, o objetivo do treinamento é oferecer informações que otimizem o trabalho e garantam a segurança das pessoas que fazem brotar vida daquilo que, para muitos, já foi condenado à morte.

“Queremos que a Unidade seja funcional. Nossos colaboradores estão sendo preparados para aproveitarem a maior quantidade de resíduos possível, mas é preciso que a população separe adequadamente os materiais. Isso aumenta a possibilidade de reutilização do que é jogado fora”, enfatiza Ivanice.

Funcionário da UTC, Alan de Paula, é um dos participantes do minicurso. Ele reforça que se a comunidade fizer a separação correta dos resíduos, a quantidade de material reaproveitável pode crescer consideravelmente. Por isso, Alan faz questão de dar algumas dicas de como descartar diferentes tipos de resíduos.

“Quando as pessoas misturam restos de comida com papel higiênico, por exemplo, não tem como fazer o adubo orgânico. É que o papel higiênico contamina o alimento que seria transformado em um fertilizante natural para jardins”, explica Alan.

Para orientar os cidadãos sobre a forma adequada de separar diferentes tipos de materiais, a Administração, além do treinamento, vai iniciar campanhas educativas em diferentes meios de comunicação e instituições de São Tiago, nos próximos dias.    

Gaia ameaçada

É com esse nome que a Terra foi batizado pelos gregos da antiguidade. Um dos responsáveis pelo treinamento dos funcionários da UTC, o especialista em resíduos sólidos, Moacir de Oliveira, afirma que o consumismo desenfreado pode decretar a morte do planeta.  

“As pessoas precisam entender que já passou da hora de rever os hábitos, os comportamentos que degradam nosso habitat. Por isso, temos que cumprir uma missão religiosa: Reduzir, Reutilizar e Reciclar aquilo que nós mesmos produzimos no dia a dia”, acentua Moacir.  

Não por acaso a palavra de ordem é coletividade. Isso porque toda a cadeia de descarte e reutilização dos resíduos envolve a comunidade e os trabalhadores que realizam o processo de ressureição do material que chega a UTC.

“Independentemente de religião, temos que ter em mente que Deus, essa força maior, nos deu um presente, que é o planeta Terra. Cabe a nós cuidarmos dele para que outras gerações também possam usufruir dessa herança milagrosa”, profetiza Moacir.   

Outra tutora do minicurso, a secretária executiva do Cigedas, Luciana Draeger, destaca o protagonismo dos trabalhadores nessa cadeia de produção e recuperação dos resíduos sólidos que são gerados todos os dias.

“Os servidores conhecem muito bem o funcionamento da UTC. Ao mesmo tempo, eles estão inseridos na sociedade, o que os torna um elo muito importante para que as pessoas consigam entender e praticar a forma correta de descarte dos resíduos. Portanto, é por meio dos funcionários da Unidade que conseguiremos reunir as forças necessárias melhorar a qualidade de vida em todo o município”, conclui Luciana.    

http://saotiago.mg.gov.br


Mais Notícias

(c) 2017 - Prefeitura Municipal de São Tiago
Endereço: Praça Ministro Gabriel Passo, nº 681 Cep: 36.350-000 - Cidade: São Tiago / MG
Tel.: (32) 3376-1022 - Email: prefeitura@saotiago.mg.gov.br

Versão: 2017.04.10
Alternar para Versão Mobile
Desenvolvido por: