Menu Lateral
 
São Tiago, 25 de Abril de 2017 :: 42 visitantes online.

Administração e instituições se unem para criar projeto de arborização urbana

Publicado em 13/02/2017 00:00:00


Embora a iniciativa seja institucionalizada, população é protagonista na empreitada de arborização urbana. Moradores devem se conscientizar de que o verde é a cor da qualidade de vida  

Membros da Administração Municipal, da Câmara de Vereadores, do Rotary Club, do Instituto Estadual de Florestas (IEF), da AgroVertentes e da Agroambiental de São Tiago se reuniram no final da semana passada para plantar uma nova ideia no municípi, criar um projeto de arborização urbano que contemple a cidade e o distrito de Mercês de Água Limpa.

Para isso, a Administração firmou parceria com outras instituições muncipais para que o projeto ganhe força e conscientize a população sobre a importância de áreas verdes dentro do perímetro urbano.

Para os representantes do Rotary, o desafio entre 2017 e 2018 é que cada associado da instituição internacional plante uma árvore no mundo. Mas a unidade local foi além e propôs um projeto que pode ser semeado em todo o município.

A aposta é conscientizar a população e fechar parcerias para uma “São Tiago Mais Verde”, lema que norteia o grupo são-tiaguense em consonância com o chamado ano rotário internacional.

Imediatamente ao desafio, o Instituto Estadual de Floresta (IEF) se disponibilizou a prestar assistência técnica e doar todas as mundas que forem necessárias para o projeto de arborização urbano.

Já a AgroVertentes, prontificou-se a fechar um catálogo com plantas que podem ser adequadas para as ruas do município. Ou seja, que respeitem tamanho das vias, estruturas de encanamento subterrâneo, fiação elétrica e toxidade.

Antes, porém, é preciso fazer um diagnóstico do município que, dentre outras coisas, analise a estrutura de redes de esgoto, de energia elétrica, dimensões de ruas e tipos de calçamentos para decidir qual planta deve ser cultivada.

Zona Rural

Junto ao IEF, a Administração já vem realizando trabalho de distribuição de mudas nativas para que produtores rurais recomponham parte do bioma natural da região.

Essas mudas ainda vão preservar nascentes e leitos de rios que serpenteiam o município. Em menos de dois meses, cerca de 4,5 mil plantas já foram doadas.

Durante a reunião da semana passada, a Agroambiental e vereadores presentes manifestaram o desejo de continuar esse trabalho no meio rural. Isso completa o ciclo e amarra o projeto amplo de constituir uma São Tiago ecologicamente saudável e sustentável.

Mas não basta que as autoridades projetem e iniciem as ações. É preciso que cada cidadão também se torne um defensor da natureza, de modo que a iniciativa cresça e gere frutos para a comunidade saborear o doce gostinho de um município arborizado e com mais qualidade de vida.

http://saotiago.mg.gov.br


Mais Notícias

(c) 2017 - Prefeitura Municipal de São Tiago
Endereço: Praça Ministro Gabriel Passo, nº 681 Cep: 36.350-000 - Cidade: São Tiago / MG
Tel.: (32) 3376-1022 - Email: prefeitura@saotiago.mg.gov.br

Versão: 2017.04.10
Alternar para Versão Mobile
Desenvolvido por: