São Tiago, 29 de Maio de 2017 :: 64 visitantes online.

Administração Municipal propõe parceria com Estado para melhorar estradas rurais

Publicado em 19/04/2017 10:05:57

O impacto pode beneficiar mais do que motoristas e passageiros. Projeto “Acessos Definitivos” também traz ganhos ambientais, já que prevê redução de terra nos leitos de rios depois de reparos feitos em pontos mais elevados de estradas vicinais

Em viagem a Belo Horizonte, o prefeito Denilson Reis participou de reunião com o secretário de Estado de Agricultura e Pecuária, Pedro Paulo Coutinho Leitão, e com o presidente da Comissão de Agropecuária e Agroindústria da Assembleia Legislativa, deputado Antonio Carlos Arantes.

Durante o encontro na Cidade Administrativa, na tarde dessa terça-feira (18), o prefeito Denilson informou ao secretário um sonho antigo, a pavimentação de trechos de estradas rurais. A ação que faz parte do projeto “Acessos Definitivos”.

Segundo o prefeito de São Tiago, “as Prefeituras de Minas Gerais são muito bem equipadas com maquinário para manutenção de estradas. Esses equipamentos são até difíceis de operar, o que pode gerar obras com alguns problemas”.

Entre esses problemas está a terra gerada em locais íngremes. “Depois do trabalho de uma patrol, por exemplo, o material de refugo acaba sendo levado pelas enxurradas aos leitos dos rios. Isso pode provocar o assoreamento de vários cursos d’água”, enfatizou o prefeito Denilson.

Em São Tiago, para reduzir o impacto da lavagem do solo pelas chuvas, a Administração Municipal, por meio da Secretaria de Obras, vem construindo bacias de contenção de enxurradas, o que segura os detritos que tendem a ser carreados para os rios.

O executivo são-tiaguense ainda propôs a Leitão que sejam pactuados convênios para implantação dos Acessos Definitivos em todo o estado, o que melhoraria as vias e reduziria os impactos ambientais.

O secretário de Agricultura e Pecuária ficou bastante interessado com o projeto e disse que essa é uma medida interessante para melhorar as estradas vicinais, caminhos que levam e trazem riquezas produzidas em Minas Gerais.