São Tiago, 29 de Abril de 2017 :: 49 visitantes online.

Governo Municipal batalha por energia de qualidade em São Tiago

Publicado em 20/04/2017 09:12:47

Em reunião com executivos e técnicos da Cemig, Administração chama atenção da empresa para problemas recorrentes na cidade. Companhia garantiu que vai tomar providências para melhorar a qualidade dos serviços prestados

O abastecimento de energia elétrica em São Tiago sofre quedas regulares. Isso gera desconforto para moradores e prejuízos para indústria e comércio. Perdas de mercadorias e depreciação de aparelhos elétricos são comuns no município.

O prefeito Denilson Reis, o presidente da Câmara e também produtor de biscoito, Vanderlei Cardoso, e o deputado estadual Antonio Carlos Arantes visitaram a sede da Cemig em BH, nessa quarta-feira (19). O objetivo foi mostrar os problemas com a energia fornecida a São Tiago.

Na conversa com executivos da Diretoria de Relações Institucionais e Comunicação, Roberto Silva, e da Superintendência de Coordenação Parlamentar, Carlos Renato de Almeida, os são-tiaguenses relataram como o abastecimento elétrico no município é deficitário.

“Nós temos uma demanda que não é plenamente atendida. Falta qualidade na energia oferecida e poderia haver uma segunda rede de transmissão, caso a primeira falhe. Além disso, a luz oscila muito, o que prejudica, principalmente, os produtores de biscoitos, que geram mais receita e empregos no município”, enfatizou o prefeito Denilson.

Um desses produtores, Alexandre Nunes Machado, confirma. “Com os blecautes, os fornos giratórios param, os biscoitos queimam com menos de cinco minutos e vão para o lixo. Além disso, se a massa ficar muito tempo parada antes de assar, também perde a qualidade e temos que jogar fora”, desabafa.

Machado ainda afirma que o abastecimento “não é suficiente” para o maquinário da empresa. “Em horários de pico, no almoço e à tardinha, percebo uma diminuição da potência elétrica. Embora tenha uma chave trifásica, nesses horários, a energia não chega a 220 volts, carga necessária para movimentar adequadamente certos equipamentos”, completa o empresário.

Proprietário de açougue, Lucas Lara Silva, enfrenta o mesmo problema. Ele ainda não perdeu nenhuma mercadoria, mas já passou aperto para conservar a carne que deve ser armazenada em temperatura adequada.

“Nossa geladeira segura por um tempo, mas como o gelo vai derretendo, causa muita bagunça no açougue. Também já atrasamos entregas de linguiça, porque não havia energia para ligar o moedor de carne. A falta de luz atrapalha bastante nossa vida, porque todo nosso equipamento é elétrico”, conclui Silva.

A boa notícia é que a reunião com Cemig já surtiu efeitos. A empresa reconheceu que há problemas, afirmou que vai tomar providências e ainda realizar um estudo para calcular os investimentos necessários.

A Companhia também vai monitorar a energia que chega a São Tiago, além de realizar uma reunião na cidade com dirigentes da Cemig, produtores de biscoitos, empresários de outros setores e Administração Municipal. O encontro será agendado nos próximos dias.