São Tiago, 25 de Junho de 2017 :: 18 visitantes online.

São Tiago pode se tornar caminho para turismo de fé

Publicado em 06/05/2017 06:11:08

Na Europa, o vai-e-vem de peregrinos é comum em várias regiões. Pouca bagagem e muita disposição – física e espiritual – são as companhias dos turistas. Um dos destinos prediletos dos caminhantes da fé é a cidade de Santiago de Compostela, na Espanha

Os Caminhos de Santiago têm cerca 800 quilômetros e podem ser feitos a pé, de cavalo ou bicicleta. O modelo do trajeto hispânico serve de inspiração para um vetor turístico que pretende serpentear os mares de morros mineiros.

Idealizado pelo cardiologista Elias de Lima, o projeto para um circuito desses em Minas Gerais foi batizado como “Caminho São Tiago-Santa Rita”. Ele liga a Terra dos Biscoitos a Santa Rita, distrito que fica a 30 quilômetros da cidade-sede, Ouro Preto.

Lima reconhece que o projeto é uma “cópia” do trajeto europeu, embora traga o diferencial da cultura da mineiridade com suas feições sacras, artísticas e educacionais peculiares.

“As trilhas, ou melhor, os ‘trilhos’ dos antigos tropeiros já estão prontos. A retomada dos caminhos históricos do Ciclo do Ouro e dos Diamantes, numa miniversão nacional, mineira, ecológica do consagrado caminho espanhol” ganha novos ares na região, comenta Lima.

Para conhecer melhor a proposta, o prefeito Denilson Reis participou de reunião com o subsecretário de Turismo de Minas Gerais, Gustavo Arrais, o deputado estadual, Galycon Franco, e prefeitos de mais oito cidades previstas no Caminho. O encontro foi na Cidade Administrativa (BH), nessa quinta-feira (05).

Para o prefeito Denilson, o Caminho promove uma maior integração regional, com aumento do fluxo de um tipo de turismo segmentado, como é o caso dos trajetos de fé, repletos de pessoas em diálogo com a espiritualidade.

“Esse nicho de turismo movimenta e robustece a economia de vários locais. Nem é preciso cruzar o Atlântico, caminhantes do Sul de Minas saem constantemente em direção a Aparecida, interior de São Paulo. Independente da religião, os turistas buscam a paz interna e interagem com as comunidades aonde passam, o que fortalece o pluralismo cultural”, afirma o prefeito.

Gestor do Circuito Trilha dos Inconfidentes, Marcus Januário também participou da reunião em BH na quinta-feira. Ele reitera que o Caminho São Tiago-Santa Rita fortalece o turismo regional com a integração de municípios.

“Estamos formando um grupo de trabalho para analisar a viabilidade do empreendimento. Além da caminhada, o Caminho tem que ter receptivos religiosos e culturais que atraiam esse segmento turístico. A longo prazo, acredito que gere emprego e renda”, completa Januário.

O Caminho São Tiago-Santa Rita tem cerca de 220 quilômetros de trilha e corta São Tiago, Ritápolis, Resende Costa, Lagoa Dourada, Entre Rios de Minas, Queluzito, Conselheiro Lafaiete, Ouro Branco e Ouro Preto.