São Tiago, 22 de Maio de 2017 :: 13 visitantes online.

Professores aprendem técnicas de primeiros socorros

Publicado em 10/05/2017 15:17:45

Acidentes e doenças inesperadas podem atingir qualquer pessoa. A recuperação depende do atendimento correto e rápido. Agora, professores estão habilitados a salvar vidas em situações que podem acontecer de uma hora para outra

Profissionais do Centro de Educação Infantil Recanto Feliz participaram de palestra sobre primeiros socorros na manhã desta quarta-feira (10).

Eles aprenderam procedimentos que podem salvar vidas em casos de acidentes ou até mal súbito dentro da escola.

A palestra foi ministrada pelo professor da UFSJ e supervisor do Programa Mais Médicos, Dr. Gabriel Knuppel.

O médico Eduardo Pinheiro Salgado e a enfermeira Elisa de Sousa Reis, ambos da Estratégia de Saúde da Família, também participaram do evento. O workshop foi aberto para profissionais de todas as escolas do município.

Segundo a diretora do Recanto Feliz, Luzinete Bittencourt, a aula de primeiros socorros traz mais segurança para os funcionários que recebem centenas de alunos todos os dias.

Para ela, ter esse conhecimento é fundamental para uma série de acontecimentos que podem tomar de surpresa os profissionais da educação.

“Nosso público são crianças pequenas e, por isso, precisamos conhecer a evolução de uma febre, índices de glicemia, machucados. Enfim, precisamos saber quais procedimentos são necessários em situações adversas que podem ocorrer no ambiente escolar”, ressalta Luzinete.

Mães, professoras e socorristas

A professora Maria do Rosário Rezende concorda com a diretora. Ela já passou por situações em que alunos se machucarem e foi preciso buscar socorro fora da escola.

Com a palestra, Maria sente-se mais tranquila para as atividades com os pequenos. “Com esse aprendizado, vamos saber tomar a atitude correta caso aconteça alguma coisa. Nós também somos um pouco mãe dos pequenos e queremos ter a garantia de que eles estão seguros”, completa.

O médico Gabriel Knuppel explica que conhecer procedimentos e aplicação de primeiros socorros pode ser decisivo em situações que demandam agilidade e calma para salvar uma vida em risco.

“A missão é saber administrar uma crise sem sobressalto. Hoje, estamos passando as ferramentas para isso. Os profissionais da escola devem estar aptos a prestar socorro em um menor tempo possível. Há casos em que uma pessoa pode morrer apenas quatro minutos se não tiver o atendimento adequado”, explica Knuppel.

O médico comenta ainda que entre os pequenos são muito comuns ferimentos simples, ingestão de substâncias tóxicas, engasgos. Mas também há ocorrências mais graves como crises convulsivas e paradas cardiorrespiratórias.

“Se houver uma situação dessas e o professor prestar os primeiros socorros, ele pode salvar uma vida. Esse fato é uma conquista imensa e dominar as técnicas para isso não pode ser negligenciado”, conclui o médico.