Menu Lateral
 
São Tiago, 28 de Julho de 2017 :: 13 visitantes online.

18 de maio tem caminhada contra abuso e exploração sexual de menores

Publicado em 16/05/2017 12:34:33


 

O engajamento da sociedade é muito importante para garantir que os direitos dos pequenos sejam preservados. Faça parte dessa corrente de conscientização e prevenção contra a pedofilia

Quinta-feira (18) é o “Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes”. A data está recheada de atos públicos em São Tiago, Mercês de Água Limpa e comunidades próximas ao distrito.

A partir das 9h, a Administração Municipal, por meio das Secretarias de Educação e Saúde, Assistência Social, Conselho Tutelar, Cras e Polícia Militar, faz blitz educativa em Mercês de Água Limpa e comunidades rurais vizinhas.

À tarde, a equipe se desloca para a sede do município, onde continua as ações. Às 14h, blitz educativa e às 15h30, marcha de conscientização e defesa dos direitos sexuais de crianças e adolescentes.

“Este é um assunto de extrema relevância para sociedade e não podemos nos omitir. Toda a comunidade está convidada para o evento que tem como objetivo conscientizar e engajar a população contra o abuso e a exploração que os menores ainda sofrem”, enfatiza o prefeito Denilson Reis.

Para reforçar o time que luta pelas crianças e adolescentes, todas as repartições públicas municipais vão encerrar o expediente às 15h. É que os servidores tomarão parte na caminhada que defende os menores.

Além da marcha, prédios do município vão se vestir de panos pretos. A cor foi escolhida para mostrar a indignação e chamar a atenção da sociedade para a importância de preservar os direitos dos jovens.

Abuso e Exploração

Existem duas formas de violência sexual contra os pequenos. O Abuso é caracterizado quando um adulto utiliza de seu poder para obter vantagens sexuais de crianças e adolescentes. Esse tipo de crime não faz distinção se houve contato físico ou não.

Já a Exploração acontece quando uma pessoa maior de idade utiliza menores para obter lucro no chamado mercado do sexo.

As formas mais comuns de Exploração são as redes de prostituição, material pornográfico físico ou virtual, redes de tráfico e turismo sexual.

Abuso e Exploração são crimes inafiançáveis. O condenados por esse delito não têm direito à liberdade provisória, anistia ou indulto.

Os autores de Abuso ou Exploração sexual de crianças e adolescentes podem ser punidos com pena que varia de quatro a dez anos, em regime fechado.

Dezoito de maio foi escolhido como Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes após um caso que chocou o Brasil.

Em 18 de maio de 1973, uma menina de 8 anos, moradora de Vitória (ES), foi sequestrada, violentada e cruelmente assassinada. Seu corpo apareceu seis dias depois, carbonizado e os seus agressores nunca foram punidos.

http://saotiago.mg.gov.br


Mais Notícias

(c) 2017 - Prefeitura Municipal de São Tiago
Endereço: Praça Ministro Gabriel Passo, nº 681 Cep: 36.350-000 - Cidade: São Tiago / MG
Tel.: (32) 3376-1022 - Email: prefeitura@saotiago.mg.gov.br

Versão: 2017.04.10
Alternar para Versão Mobile
Desenvolvido por: