São Tiago, 19 de Agosto de 2017 :: 48 visitantes online.

São Tiago Cultiva Água Boa

Publicado em 14/06/2017 16:18:57

Programa ambiental trabalha boas práticas – e ações – dos recursos hídricos. Ganho para os mananciais e para biodiversidade que jorra onde tem água de boa qualidade

Depois do hiato de um ano, o “Programa Cultivando Água Boa” retomou as atividades em São Tiago na tarde dessa terça-feira (13). O foco de trabalho é a preservação ambiental, com vistas à manutenção e conservação de mananciais.

“O objetivo do Programa é realizar ações em todo município para recuperar nascentes e, especialmente, a microbacia do Rio Sujo, que serve para abastecer toda a cidade”, destaca o encarregado da Copasa local, Fábio de Mendonça.

Os membros que compõem o Comitê do Programa são divididos em dois grupos. Um de sensibilização, que vai trabalhar a educação ambiental com a comunidade. O outro grupo fica responsável pelo trabalho de campo que vai diagnosticar as melhorias que precisam ser implantadas no município.

Coordenadora da Unidade de Triagem e Compostagem de Lixo de São Tiago (UTC), Ivanice Campos também faz parte do Cultivando Água Boa. Para ela, o Programa se alia ao trabalho de sustentabilidade que é uma das prioridades da Administração Municipal.

“Nosso trabalho na UTC não é apenas reaproveitar o que é descartado pelas pessoas. Envolve conscientização e logística junto à comunidade. Isso nos aproxima do Programa de preservação dos mananciais, pois devemos pensar o ecossistema em conjunto”, afirma Ivanice.

A coordenadora da UTC ainda alerta que um dos problemas é o lixo jogado próximo de nascentes. “Esse é um trabalho que também temos que resolver, já que envolve a conscientização de pessoas que ainda mantêm essa prática ecologicamente equivocada”, afirma Ivanice.

Várias instituições de São Tiago são responsáveis pelas ações do Cultivando Água Boa. O Programa começou na cidade em 2015.