São Tiago, 19 de Agosto de 2017 :: 50 visitantes online.

Administração Municipal firma parceria com Sebrae para fortalecer empreendedorismo são-tiaguense

Publicado em 14/07/2017 15:47:33

Reza a lenda que grandes negócios nascem de um sonho. Mas é preciso orientação para alavancar a entrada e permanência num mercado que prospecta clientes pela qualidade de produtos e serviços oferecidos

O prefeito Denilson Reis assinou, na manhã desta sexta (14), um termo de adesão para implantar a “Sala Mineira do Empreendedor” na Prefeitura de São Tiago. Em parceria com o Sebrae, o projeto tem como objetivo estimular a formalização de empreendedores além de aquecer negócios já instituídos.

A expectativa é que a Sala já esteja funcionando no início do ano que vem. Antes, as servidoras Gisele Vieira e Janaína Reis Carvalho vão passar por treinamento com analista e depois na Junta Comercial do Estado de Minas Gerais para prestar serviços gratuitos aos empresários e futuros empresários são-tiaguenses.

Entre esses serviços, constam abertura de empresas, orientações, informações e assessoria para que os negócios prosperem. Não por acaso o prefeito Denilson está otimista com a futura implantação da Sala Mineira do Empreendedor. Para ele, uma forma de alavancar a economia de São Tiago.

“Embora o arranjo produtivo local gire em torno do agronegócio e produção de biscoitos, o município tem um potencial muito diversificado de atividades. Com essa ferramenta, vamos fortalecer empreendedores que poderiam ver seus negócios estagnados ou condenados à falência pela falta de formalização, informação, competitividade”, enumera Reis.

Analista técnico do Sebrae de São João del-Rei, Gustavo de Freitas Magalhães reitera. Para ele, pessoas que trabalham no mercado informal e empresas que não têm orientações adequadas ficam fragilizadas num mercado que oferece cada vez mais qualidade técnica aos consumidores.

“A informalidade limita a operação da atividade econômica. A partir da formalização, uma empresa adquire certos benefícios como compras de mercadorias que só podem ser feitas por empreendimentos legalizados ou a participação em processos licitatórios, que exigem notas ficais. Essa inserção legal no mercado facilita o crescimento do negócio”, enfatiza Magalhães.

A Sala Mineira são-tiaguense vai funcionar no Siat, setor da Prefeitura que já presta diversos serviços ao público como alistamento militar, cadastramento rural (Incra), Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), nota fiscal eletrônica, IPTU, construções, fiscalização e diversas certidões.

Poderão procurar atendimento na Sala pessoas que queiram sair da informalidade, microempreendedores individuais, empreendedores individuais, microempresas e empresas de pequeno porte, cada uma classificada de acordo com a arrecadação. A Sala vai ser mais um instrumento a serviço da comunidade.