São Tiago, 19 de Agosto de 2017 :: 62 visitantes online.

Comunidade se junta para comemorar aniversário de emancipação de São Tiago

Publicado em 27/07/2017 08:51:09

“Nenhum desafio é grande o suficiente quando existe unidade entre os cidadãos”. A assertiva é do prefeito Denilson Reis, que destaca a importância do “estar junto” para o desenvolvimento do município

O aniversário de 68 anos de emancipação político-administrativa de São Tiago foi comemorado com bolo, foguetório e parabéns executado pela Lira Imaculada na noite dessa quarta-feira (26). Em frente a Matriz, autoridades e comunidade celebraram a data festiva do município juntos.

“Este momento remete à união. União em torno de projetos, planos que são anseios de todos. Além dos festejos, este estar junto precisa continuar no dia a dia. A comunidade se fortalece por meio do engajamento em Conselhos Municipais, Associações e apoio às políticas públicas que são de interesse coletivo”, destacou o prefeito Denilson Reis.

Na parte da manhã, durante missa em ação de graças pelo aniversário da cidade, o pároco local, padre Sebastião Corrêa Neto, também enfatizou a importância dos cidadãos compartilharem um projeto coletivo de crescimento do município.

“Nossa reflexão não pode ser apenas voltada para o macro, para os problemas que atingem a nação como um todo, especialmente em tempos de crise. Temos que pensar no micro e quais potencialidades podemos tirar daqui, de nossa cidade”, defendeu o padre.

Presidente da Câmara, o vereador Vanderlei Cardoso reiterou. “É importante celebrar o momento festivo. Mas temos que lembrar que estamos construindo a história da cidade. Então, é trabalhar para o desenvolvimento do município”, completou Cardoso.

Ainda na parte da manhã, atividades cívicas marcaram o aniversário de São Tiago. Ao som do Hino Nacional, prefeito, presidente da Câmara e pároco hastearam as bandeiras nacional, municipal e estadual, respectivamente.

Identidades

Professora aposentada, Nilda Reis Mata, não se importa de revelar a idade, 91 anos. Os olhos dela registraram e continuam registrando as mudanças pelas quais a cidade passou antes mesmo da emancipação, em 1949.

“Tenho muito amor à nossa terra. Ao longo dos anos, houve um progresso muito grande. A população aumentou, a cidade ficou mais bonita. No entanto, guardo imagens e muita saudade de São Tiago do passado, dos meus antepassados”, completa a professora aposentada.

Para a servidora pública municipal Maria Luiza Vivas, esse passadismo não se diluiu com passar do tempo. “A hospitalidade dos são-tiaguenses é uma das tradições mais fortes que ainda se mantém viva. Recebemos bem não só parentes, mas todos os visitantes que chegam até nós. É o passado que se costura ao presente formando nossas identidades”, ressalta.

O amor declarado ao município também é motivo de orgulho para os são-tiaguenses. “Tenho vontade de pegar a cidade no colo. É um lugar especial para se viver, porque ainda existe humanidade entre as pessoas. Um aconchego que é tão caro a nós”, diz a professora Neia Costa.

Não por acaso o funcionário público aposentado, Paschoal Soares de Castro questiona. “Aos 68 anos, a cidade já nasceu moderna ou continua amadurecendo? É como o título do livro “O morro dos ventos uivantes”, se aparecer os uivos, é só deixar os montes se encarregar do progresso do município”, conclui o aposentado.

A Administração Municipal parabeniza toda a comunidade pelos 68 anos do município. Uma marca na história que começa no passado, continua no presente e se projeta num futuro oso de São Tiago, essa “Vertente das Gerais”.