Menu Lateral
 
São Tiago, 19 de Agosto de 2017 :: 58 visitantes online.

Praça da Matriz começa a virar cenário para 19ª Festa do Café-com-Biscoito

Publicado em 03/08/2017 14:51:24


Evento será como nos anos anteriores, com abertura oficial sexta à noite e degustação no sábado e domingo. A cidade vai se tornar uma grande cozinha da culinária mineira

Já começaram os preparativos para a “19ª Festa do Café-com-Biscoito”, que este ano ocorre entre os dias 08 e 10 de setembro. Ao todo, estão sendo montados 21 estandes de madeira com bambu. Quinze para produtores de biscoitos e seis para o agronegócio.

A esses números, somam-se cinco toneladas de quitandas para degustação, entre mais de 100 tipos de biscoitos, doces e salgados. Durante a Festa ainda serão servidos cerca de 700 litros de café. Os estandes com guloseimas funcionam no sábado e domingo.

Além das tradicionais torradinhas de polvilho, biscoito de fubá, casadinho com goiabada, rosquinha de nata, os fabricantes não economizam na invenção de sabores. Tem amor-em-pedaços (abacaxi), biscoito de abóbora com coco, pé-de-moleque e até prestígio.

O segredo para tanta criatividade? Cada produtor tem um toque especial, mas todos eles partilham de um saber acumulado desde o século 18. Nessa época, tropeiros passavam pelo local e forravam a bagagem com as guloseimas produzidas no então povoado de São Tiago.

História

Antes do sol nascer, lenha no forno, vassoura de alecrim ou assa-peixe para varrer a brasa e muita disposição para misturar diferentes tipos de ingredientes, que logo viravam fornadas de delícias para abastecer a casa e servir, com muita hospitalidade, os visitantes. De quebra, os vizinhos também se presenteavam com as guloseimas preparadas até o fim do dia.

A tradição foi registrada em cadernos manuscritos de receitas, alguns guardados até hoje. E foi esse modo diferenciado de preparo que rendeu a São Tiago o selo de procedência do Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI) em 2011.         

A chancela do INPI atesta a qualidade dos biscoitos são-tiaguenses, além de garantir que apenas o município tem esse modo próprio, artesanal de preparar quitandas que estão presentes em batizados, casórios e até velórios.

A primeira Festa do Café-com-Biscoito foi realizada em 1999. Naquele ano, os produtores comemoravam a produção das primeiras padarias, como são chamadas as fábricas de biscoitos em São Tiago. Essas manufaturas de sabores saíram dos fundos de quintal e começaram a aparecer pelos quatro cantos do município por volta de 1994.

Ao todo, são pelo menos 60 fábricas, 20 delas filiadas à Associação São-tiaguense de Produtores de Biscoitos (Assabiscoito). Elas movimentam a maior parte da economia, empregando cerca de 10% da população de 11 mil habitantes, conforme estimativa do IBGE.

A 19ª Festa do Café-com-Biscoito é realizada pela Administração Municipal, Acist, Focest, Assabiscoito, Emater, Sicoob e Sebrae. 

http://saotiago.mg.gov.br


Mais Notícias

(c) 2017 - Prefeitura Municipal de São Tiago
Endereço: Praça Ministro Gabriel Passo, nº 681 Cep: 36.350-000 - Cidade: São Tiago / MG
Tel.: (32) 3376-1022 - Email: prefeitura@saotiago.mg.gov.br

Versão: 2017.04.10
Alternar para Versão Mobile
Desenvolvido por: