São Tiago, 19 de Agosto de 2017 :: 55 visitantes online.

São Tiago abre as portas para Jornada do Patrimônio Cultural Mineiro

Publicado em 07/08/2017 07:52:08

Durante o evento, público pode visitar dois bens materiais do município, o Passinho da Praça e a imagem original de São Tiago. Evento quer fortalecer a história por meio da salvaguarda do Patrimônio local

São Tiago está na rede da “6ª Jornada do Patrimônio Cultural de Minas Gerais”. O evento tem como objetivo unir sociedade e instituições público-privadas na valorização de peças que constroem a memória dos municípios mineiros.

Na Terra dos Biscoitos, dois bens tombados pelo Município e pelo Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (Iepha) estão abertos ao público durante todo o mês de agosto. O Passinho da Praça e a imagem original de São Tiago Maior.

O Passinho fica ao lado da Igreja Matriz e pode ser visitado todos os dias da semana. Já a imagem de São Tiago está ambientada no Memorial Santiaguense (prédio da Biblioteca Municipal), que recebe moradores e turistas de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h e das 14h às 17h.

Segundo o secretário Municipal de Administração, Flúvio Salomão Martins, a Jornada abre as portas para que a comunidade possa conhecer, interagir e despertar o interesse pela preservação de obras que contam parte da história de São Tiago.

“Elas revelam marcas deixadas por outras gerações de são-tiaguenses ao mesmo tempo em que se cruzam com nossas experiências contemporâneas. Destacar esses bens é incentivar políticas públicas e a sociedade civil para a salvaguarda de nosso patrimônio”, enfatiza Martins.

Salvaguarda que deve começar desde cedo. Estudantes de todo o município farão visitas guiadas às peças que integram a Jornada. Uma reunião com diretoras de todas as escolas locais definiu que a educação patrimonial será destacada em sala de aula como fomento à preservação da memória.

Para a secretária Municipal de Educação, Maria da Conceição Silva Mata, um conteúdo que deve integrar o currículo de crianças e adolescentes.

“Os pequenos já devem começar a entender o que é tombamento, valorização da educação patrimonial, de nossa cultura. Esses jovens são os responsáveis por continuarem preservando a memória que nos constitui enquanto comunidade”, afirma a secretária.

Presidente do Instituto Histórico e Geográfico de São Tiago, Décio Jonas Coelho, reitera. Para ele, a Jornada cumpre essa missão de transformar as pessoas em guardiões do patrimônio edificado ao longo do tempo.

“As sociedades não passam pela história sem deixar rastros. A Jornada desperta a necessidade de preservar bens que fazem parte da história. Uma comunidade sem memória é uma comunidade sem história”, arremata Coelho.

Criada em 2009, a Jornada do Patrimônio Cultural de Minas Gerais se inspirou na experiência francesa das Journées du Patrimoine. Em 2017, o tema do evento é “Outros olhares sobre o patrimônio cultural”, especialmente para aqueles de difícil acesso.

Bens

O Passinho da Praça é um dos sobreviventes de cinco obras que haviam em São Tiago para representar a Paixão de Cristo em seu caminho até a crucificação.

Cenário de fé para cerimônias da Semana Santa, a construção também guarda a cultura com elementos da estética barroca colonial misturadas a características arquitetônicas ecléticas.

Ainda existem outros dois Passos em São Tiago, o do Clube Magnatas e da Igreja de São Sebastião, mas é o da Praça que preserva as principais caraterísticas originais.

Ele foi construído pelo padre José Duque de Siqueira com apoio de doações da comunidade, no início do século 20. Em 2005, passou por reforma e recebeu uma imagem de Nossa Senhora da Piedade.

Outro bem da Jornada, a imagem de São Tiago Maior tem origem e autoria incertas. Mas, pela narrativa oral, ela viria do século 18, carregada em um pequeno oratório por dois irmãos espanhóis que teriam começado o povoamento local a partir de atividade aurífera na Fazenda das Gamelas e Várzea Grande.

A figura do apóstolo de Cristo foi esculpida em 15 centímetros de madeira policromada. Apesar de repinturas e restaurações, acredita-se que na imagem original prevaleciam os tons dourados. Até 2006, a peça ficava na recepção do Hospital, depois foi levada para outro local seguro e são raras as aparições em público da escultura.

A “6ª Jornada do Patrimônio Cultural de Minas Gerais” é uma realização do Iepha, Secretaria de Estado de Cultura e Administração Municipal. Tem apoio do Instituto Histórico e Geográfico de São Tiago, Paróquia de São Tiago Maior e Sant’ Ana e Escolas Estaduais e Municipais.