São Tiago, 19 de Agosto de 2017 :: 57 visitantes online.

Programa Cultivando Água Boa se apresenta para comunidade e coleta propostas de são-tiaguenses

Publicado em 08/08/2017 12:24:43

Objetivo do Projeto é recuperar nascentes e preservar a bacia do Rio Sujo, manancial que abastece a cidade. Comunidade é um dos agentes mais importantes para concretizar atividades

O Programa Cultivando Água Boa (CAB) deu um passo importante para a continuidade das ações em São Tiago, nessa segunda-feira (07). Apresentou os objetivos de trabalho para vários segmentos sociais do município.

Durante o encontro, a assessora técnica da Presidência da Copasa, Maria Conceição Menezes, explicou que a atuação do CAB em São Tiago está localizada na Bacia do Rio Sujo, por ser o manancial que abastece a cidade.

“O trabalho se concentra numa área menor para que tenhamos resultados que possam ser visualizados facilmente. Isso desperta o interesse de mais pessoas. Mas, num segundo momento, podemos ampliar a área para que o projeto caminhe ao longo do município”, explica Maria Conceição.

O prefeito Denilson Reis destacou que o CAB é de “extrema relevância” para São Tiago, já que atua no manancial que abastece a cidade.

O executivo lembrou ainda que junto de outras instituições, a Administração Municipal também tem implantado ações de preservação ambiental.

“Mas para que todos os projetos sejam bem-sucedidos, a comunidade precisa apoiar e participar das atividades”, enfatizou o prefeito.

Muro das Lamentações Vs. Árvore da Esperança

Os presentes na reunião do CAB foram divididos em três grupos de trabalho. No primeiro momento, chamado “Muro das Lamentações”, os participantes apresentaram, por meio de fichas escritas, problemas gerais que atingem o Rio Sujo.

Entre as principais “lamúrias”, estão o descarte inadequado de esgoto, preservação incorreta de nascentes que abastecem o Rio Sujo, queimadas descontroladas e colocação de lixo próximo ao leito d’água.

Depois das lamentações, foi a vez dos presentes mostrarem os sonhos que cultivam em relação ao manancial que fornece água para a comunidade. Na “Árvore da Esperança”, foram fixadas fichas que podem compor os projetos desenvolvidos pelo CAB.

Entre as propostas, nascentes com proteção correta, população consciente sobre o papel na defesa do meio ambiente, recuperação de áreas de preservação permanentes degradadas, eficiência na coleta de esgoto, restauração do ponto turístico da Usina.

Para encerrar a apresentação do CAB, a trupe de palhaços de Barbacena, os Clowns do INVERT, arrancou muitas risadas das pessoas.

O grupo mostrou como é possível transformar o que é jogado fora em novos objetos, que podem ser para divertir, como brinquedos, ou que tenha alguma utilidade doméstica.

A trupe ainda se apresentou, em dois turnos, para todos os alunos do Centro de Educação Infantil Recanto Feliz e da Escola Municipal Deputado José Aldo dos Santos.

Clique aqui para saber mais sobre o CAB.